Brasileiro é o 3º melhor do mundo na Olimpíada de Informática
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Brasileiro é o 3º melhor do mundo na Olimpíada de Informática

Redação

22 Setembro 2011 | 19h43


O primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Informática foi premiado na tarde desta quinta-feira, em São Paulo. O estudante paraibano Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), recebeu um Ipad depois de ter ficado na terceira colocação geral da competição internacional, que ocorreu em julho, na Tailândia, e teve mais de 300 participantes. A medalha de ouro foi dada aos três primeiros colocados.

“Fiquei muito feliz por ser o primeiro brasileiro a conseguir essa medalha”, disse Felipe, de 18 anos, que mexe com programação desde os 11 anos de idade. Ele conta que pretende, agora, seguir carreira acadêmica, mas não descarta a hipótese de trabalhar para uma empresa privada.

Os outros três competidores da equipe brasileira conseguiram medalhas de bronze: Renato Ferreira Pinto Júnior (Colégio Objetivo, São Paulo), Caíque Porto Lira (Colégio Farias Brito, Fortaleza) e Marcos Massayuki Kawakami (Colégio Etapa, São Paulo).

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Paulo Cunha, o bom resultado do Brasil, que ficou à frente de países como Canadá, França e Reino Unido, mostra que o País está se destacando no cenário internacional da computação. “Temos alguns gargalos, é verdade, mas já houve melhoras e estamos bem posicionados quanto à produção de softwares, por exemplo”, afirmou.

A premiação foi ofererecida pela Fundação Carlos Chagas, entidade privada que organiza processos seletivos e realiza pesquisas na área de educação, que ajuda na organização da Olimpíada Brasileira de Computação.