PUBLICIDADE

Vereador de SP pede exoneração de servidor da Educação citado em investigação

Por Paulo Saldaña
Atualização:

O vereador Gilberto Natalini (PV) encaminhou nesta quarta-feira, dia 4, ofício à Prefeitura de São Paulo pedindo a exoneração de Marcos Rogério de Souza do cargo de chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Souza é ex-assessor parlamentar do Senado Federal e foi alvo no ano passado de uma sindicância interna na Casa em um episódio na CPI da Petrobras. A sindicância acabou arquivada em setembro.

PUBLICIDADE

O hoje chefe de gabinete do secretário de Educação Gabriel Chalita (PMDB) teria participado da elaboração combinada de questionamentos feitos na CPI da Petrobras a funcionários e ex-funcionários da estatal. Por causa disso, o vereador indicou em ofício à Prefeitura que é "inaceitável" que ele ocupe cargo na gestão municipal.

Ao blog, o secretário Gabriel Chalita classificou como "absurdo" o pedido. "O Marcos [Rogério de Souza] nunca teve nenhuma ação judicial ou inquérito, tem uma vida limpa e a sindicância no Senado foi arquivada", disse. O secretário ainda ressaltou a experiência e boa formação acadêmica do assessor. A sindicância interna feita no Senado foi arquivada, sob o argumento de que não teria havido vazamento de informação privilegiada.

Souza é filiado ao PT e já foi apontado como cota do partido na pasta da Educação de São Paulo. Ele foi nomeado para a chefia de gabinete em janeiro. Chalita, por sua vez, afirmou que foi ele próprio quem convidou Souza para integrar sua gestão.

Natalini já acusou o prefeito Fernando Haddad (PT) de ser conivente com as ocupações do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) na cidade. Neste ano, encaminhou pedido à Prefeitura e ao Estado para o cancelamento do carnaval por causa da crise de água. Haddad acusou o vereador, por sua vez, de "criar factoides". Natalini foi candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PV nas últimas eleições.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.