Governo de SP diz que negociação com universidades estaduais é permanente

Reitores da USP, Unicamp e Unesp pretendem oferecer um plano de expansão como “contrapartida” para pedir aumento de verbas

PUBLICIDADE

Por Paulo Saldaña
Atualização:

COM VICTOR VIEIRA

PUBLICIDADE

O governo do Estado informou nesta quarta-feira, 11, que está aberto para discutir com as universidades estaduais sobre a questão dos repasses. O conselho de reitores da USP, Unicamp e Unesp pretende oferecer um plano de expansão como "contrapartida" para pedir aumento de verbas - conforme o Estado revelou nesta quarta.

O Palácio dos Bandeirantes informou, em nota, que mantêm "diálogo permanente" com as universidades sobre a questão de repasses de verbas. A intermediação entre o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e os reitores é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação.

O governo estadual destacou que "respeita plenamente a autonomia universitária, o que garante a USP, Unesp e Unicamp total independência no que diz respeito à administração e à gestão de seus recursos orçamentários". O Palácio dos Bandeirantes não detalhou, porém, o atual estágio de negociações com os reitores.

Nesta quarta, a presidente do conselho de Reitores (Cruesp), Marilza Vieira Cunha Rudge, reitora em exerício da Unesp, reuniu-se com representantes da secretaria para tratar tanto da possibilidade das instituições terem mais verbas, como da atual situação de greve de servidores.

Publicidade

Segundo especialistas em ensino superior consultados pela reportagem, o clima político é desfavorável para que os reitores reivindiquem mais recursos. A recente crise financeira das universidades foi causada pelas despesas com salários próximos a 100% das receitas. Na USP, a pior entre as três, o descontrole de gastos foi causado pela falta de planejamento na contratação e promoção de servidores técnico-administrativos durante a gestão do último reitor, João Grandino Rodas (2010-2014).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.