Viajando juntos: Convivência fora da sala de aula também é necessária

Faaaaala pessoal, tudo bem? Hoje a gente vai falar um pouco sobre amigos (olha só que bonito!). Todos nós sabemos que a escola é, para os jovens, o local onde se concentram as amizades. Evidentemente que isso acontece já que eles passam a maior parte do tempo no Colégio com os colegas dividindo experiências, passando pelos mesmos desafios, frustrações, alegrias, etc... Esse é um período em que se apoiam uns nos outros e criam laços que podem durar a vida inteira.

PUBLICIDADE

Por Raphael Gnipper
Atualização:

É importante, no entanto, que essa convivência não fique restrita às paredes da escola. Para os orientadores pedagógicos da Oficina do Estudante, o colégio é sim um ambiente social, de interação e criação de identidade, porém, não pode ser o único. As relações que se desenvolvem internamente precisam crescer e se expandir, é claro, de forma saudável.

 Foto: Estadão

Uma forma interessante de fazer com que isso aconteça são as viagens. E elas podem ser tanto idealizadas pelo próprio Colégio quanto organizadas pelos alunos entre si. É importante que a escola proponha atividades extra-sala para que os estudantes tenham a oportunidade de realizar essa integração em ambientes diferentes daqueles do dia a dia. O contato inter-classes também é altamente recomendado para acabar com as famosas "panelinhas" e fazer com que os estudantes possam interagir com pessoas com as quais acabam não tendo muito contato cotidianamente.

 Foto: Estadão

No ano passado, os alunos do ensino médio do Colégio Oficina do Estudante visitaram a Ilha do Cardoso, no litoral sul do estado de São Paulo. Um verdadeiro reduto natural cercado de muita natureza e história. Acompanhados dos professores de Geografia e Biologia, os jovens puderam ter experiências únicas de convivência ao mesmo tempo em que aprendiam sobre o local.

 Foto: Estadão

Dentre as sensações experimentadas pelos estudantes, rolou até mesmo um passeio em meio a um manguezal com direito a lama e muita brincadeira. Foi com certeza um momento único que eles aproveitaram ao máximo.

 Foto: Estadão

E você, qual viagem fez com a sua turma que acredita ter sido inesquecível? Conta pra gente! Se ainda não fez, ta em tempo! Afinal, sempre é momento para criar boas lembranças!

Publicidade

;)

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.