PUBLICIDADE

Aluga-se ou alugam-se?

Por Ana Cristina Campedeli Barnezi (Anacris) Docente de língua portuguesa na Oficina do Estudante Aluga-se ou alugam-se? Vende-se ou vendem-se? Precisa-se ou precisam-se? E aí? É singular ou plural? Antes de qualquer informação, lembre-se de que o verbo sempre deve concordar com o sujeito.

Por Oficina do Estudante
Atualização:

Além disso, a norma-padrão estabelece que quando se tem um verbo transitivo direto com a partícula apassivadora ou pronome apassivador "se", há sujeito!Portanto, repare que tanto o verbo "alugar" quanto o verbo "vender" são verbos transitivos diretos. Assim, o sujeito será o que é vendido ou alugado. Dessa forma, "vende-se apartamento" ou "vendem-se apartamentos" estão corretos.

No entanto, se o verbo for transitivo indireto ou intransitivo com o " se", o sujeito torna-se indeterminado. Assim, nunca, jamais o verbo irá para o plural, ou seja, sempre deverá estar na 3ª pessoa do singular. Ressalta-se que o sujeito aqui é indeterminado e o " se" é chamado de índice de indeterminação do sujeito. Observe que esta oração está correta: Precisa-se de bons livros. Nela, o sujeito é indeterminado" de bons livros" é objeto indireto. As regras discutidas, hoje, são válidas para todos os verbos transitivos diretos ou indiretos e verbos intransitivos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.