PUBLICIDADE

Colégio Nova Visão realiza ações que diminuem o bullying no âmbito escolar

Por Cintia Rubio
Atualização:

O Colégio Nova Visão possui alunos muito pequenos e que ainda estão no processo de desenvolver valores como respeito e cumplicidade. Por isso, a prática de qualquer conduta que possa se caracterizar em bullying é percebida e contida o mais rápido possível.

PUBLICIDADE

Segundo a pedagoga e mantenedora do Colégio Nova Visão, Monica Lopes, "sempre que um aluno desrespeita um amiguinho, dialogamos e enfatizamos que não se pode conduzir a ação daquela maneira, desta forma, trabalhamos o respeito ao próximo. Além disso, provocamos na criança que para que ele possa repensar a atitude e pedir desculpas, com isso, entende que foi agressivo sem necessidade e que a atitude não é boa".

Monica afirma que, como na instituição, a maior parte dos alunos ainda está em fase de desenvolvimento e de autoconhecimento, primeira etapa da Educação Infantil, pode ser comum acontecer pequenos empurrões, mas que não se pode fazer vista grossa e deixar que isso evolua para uma forma mais agressiva de contato, ao ponto de machucar o próximo, por isso contemos e conversamos sempre com nossos alunos.

A pedagoga também salienta que a participação da família é muito importante para perceber se há algum aluno perturbando, uma boa dica é sempre procurar saber os nomes dos amigos e perguntar para a criança quem são seus amigos e esperar a reação dela com a citação dos nomes, crianças são transparentes por natureza e se algo tiver incomodando ela terá alguma atitude diferente só de escutar o nome desse amigo e demonstrará isso de alguma forma. Vale sempre ficar de olho nas atitudes e reações e conversar bastante com a criança.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.