Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|Preparaçao desde já

Você quer prestar o MBA neste ano.  Ainda estamos em Fevereiro.  Os primeiros prazos são em Setembro. Conclusão: tenho tempo de sobre, né?  Só que não.

PUBLICIDADE

Atualização:
 Foto: Estadão

Calma.  Você não está atrasado, mas não pode bobear e deixar a preparação para fazer em cima da hora.

 

Apesar dos essays ainda não estarem liberados, tem muita coisa que você pode ir fazendo desde djá:

PUBLICIDADE

 

1.Garantir a nota das provas, GMAT e TOEFL.

Se ainda não começou a estudar, o momento é agora.  A maioria dos professores particulares recomendam ao menos 6 meses de estudo (com 10 horas de dedicação semanal) para garantir uma boa nota. Claro que isso varia imensamente (engenheiros, por exemplo, conseguem "pegar" a parte de matemática com muito mais velocidade), mas nesse caso, você não perde nada em ser antecipado.   Corra em garantir essas notas o quanto antes.

 

2.Pensar sobre o que quer ser quando crescer

A grade maioria dos MBAs está interessada em saber o que você pretende fazer com seu MBA, e como a escola deles pode te ajudar com esse objetivo.  Se você não tem isso muito claro, vale dedicar um tempo à reflexão.  Coaching ou terapia podem ajudar nesse processo.

 

3.Visitar as escolas

Além do MBA ser uma empreitada cara, trata-se de uma experiência que vai ocupar 2 anos de sua vida.  Conhecer o tipo de ambiente em que você viverá, a escola, o tipo de aula e o jeitão dos alunos é super importante para ajudar na seleção de escolas.  Nenhum site proporciona a sensação do que é pisar no campus.  Além disso, você poder participar de aulas, conversar com estudantes, e conversar com pessoas da faculdade pode ser usado para demonstrar seu grande interesse na escola (o que sempre ajuda no processo seletivo).

 

4.Fortalecer sua candidatura - Parte 1

Publicidade

O que você responderia à pergunta: "quais suas atividades extracurriculares"? Dormir e estudar para GMAT?  Péssima resposta.  Já diria Jack Nicholson em "O Iluminado": all work and no play makes Jack a dull boy.  Parou de se envolver em atividades extracurriculares, clubes, comunidades quando saiu da faculdade?  Não tema.  Você ainda tem 7 meses até os primeiros rounds para se envolver em algo interessante.  É tempo de sobra para gerar um impacto, demonstrar liderança, colaboração, resiliência.  Aproveite as resoluções de ano novo e comece já!

 

PUBLICIDADE

5.Fortalecer sua candidatura - Parte 2

Quais são os gaps no seu perfil?  Notas baixas na faculdade?  Ausência de experiência de liderança?  Ausencia de experiência que tenha a ver com a nova carreira/setor que você pretende entrar?

Olhe para seu perfil sob a perspectiva da escola.  O que eu busco nos futuros candidatos? O que falta neste candidato específico?  Você tem tempo de fazer algo a respeito.  Pode assistir aulas suplementares de alguma matéria.  Pode cavar um projeto no seu trabalho em que tenha contato com várias áreas.  Pode ter uma experiência não-remunerada de consultoria na empresa do pai do seu amigo. Veja que pilar do seu histórico está mais capenga e corra atrás.

 

Publicidade

6.Documentos em ordem

Essa é fácil.  Busque na faculdade seu histórico escolar e mande traduzir.  Garanta que seu passaporte esteja em dia no caso de querer visitar as escolas.  Deixe seu CV tinindo e nos modelos de MBA.

 

Como você pode ver, tem bastante coisa para fazer.  Agora é colocar a mão na massa!

Opinião por Paula Braga
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.