As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Novo ranking 2014

Claudia Gonçalves

13 Novembro 2014 | 22h18

O novo ranking da Businessweek foi divulgado em 11 de novembro e com certeza surpreendeu por diversas ascensões e quedas meteóricas. Por ter sido divulgado a pouco menos de dois meses da segunda rodada de admissões, o novo ranking deve dinamizar o processo de seleção de escolas pelos candidatos. Aqui no Brasil isso também pode influenciar escolhas. Alguns nomes mais tradicionais como Harvard, Wharton, e Stanford são menos sensíveis ao sobe e desce nos rankings, mas certamente Duke ter obtido o primeiro lugar despertará o interesse de muitos. A Businessweek construiu a tabela abaixo comparando o ranking atual com o anterior, de 2012.

 

Os critérios para o ranking são bastante abrangentes, concentrando-se nos pilares acadêmico (corpo docente, publicações, etc.), opinião / satisfação das empresas que recrutam os alunos, e o grau de satisfação dos alunos com suas experiências na escola.

Algumas mudanças de posição são tão dramáticas que até dá para se pensar como é possível em 2 anos melhorar ou piorar tanto. Mas, dado que as escolas conhecem os critérios e pesos aplicados ao ranking, podem investir em melhorar nessas dimensões ao longo do período. O ponto positivo é o foco em melhoria contínua, pois nunca se sabe em que os concorrentes estão investindo. O ponto negativo é que as escolas podem elevar o nível de exigência sobre os candidatos. O GMAT se torna mais competitivo, querem experiência profissional e acadêmica estelares. Com isso, o risco é reduzir a diversidade da classe via um corpo discente mais heterogêneo. Quem pode sofrer com isso? Os cerca de 30% de candidatos fora do eixo consultoria – mercado financeiro.

Algumas escolas subiram de top 25 ou 15 para top 10 em 2 anos. Yale, por exemplo, pulou de 21° para 6° lugar. Columbia subiu de 13° para 5°. Sejam quais forem os fatores que catapultaram tantas posições para essas escolas, essas mudanças podem indicar também mudanças no que recrutadores e alunos buscam das escolas. Muitas apostaram em empreendedorismo, aprendizado prático e inovação. Trabalho em equipe e liderança continuam sendo fortes componentes. As escolas que mais subiram no ranking focaram em mudanças estruturais sem seus currículos, equipamentos e posicionamento nos últimos 2 a 3 anos.

Abaixo estão as 35 primeiras escolas no ranking da Businessweek. Para a lista completa contemplando 209 escolas acesse o site da Businessweek.

Full-Time MBA Programs

View All 209 Full-Time MBA Profiles

2014 Ranking 2012  Ranking Escola  Custo do Programa  Total de alunos  por Programa

1st

6 Duke UniversityFuqua School of Business 117,604 892

2nd

3 University of PennsylvaniaThe Wharton School 136,420 1,786

3rd

1 University of ChicagoBooth School of Business 123,354 1,181

4th

4 Stanford UniversityStanford Graduate School of Business 126,750 825

5th

13 Columbia UniversityColumbia Business School 133,135 1,270

6th

21 Yale UniversityYale School of Management 123,373 625

7th

5 Northwestern UniversityKellogg School of Management 124,642 1,157

8th

2 Harvard UniversityHarvard Business School 140,511 1,868

9th

8 University of Michigan, Ann ArborRoss School of Business 109,557 1,106

10th

11 Carnegie Mellon UniversityTepper School of Business 118,004 425

11th

18 University of California, Los AngelesAnderson School of Management 102,318 714

12th

17 University of North Carolina, Chapel HillKenan-Flagler Business School 80,078 562

13th

7 Cornell UniversityJohnson Graduate School of Management 116,384 688

14th

9 Massachusetts Institute of TechnologySloan School of Management 122,880 804

15th

12 Dartmouth CollegeTuck School of Business 64,680 558

16th

15 Indiana UniversityKelley School of Business 55,202 401

17th

24 University of MarylandSmith School of Business 82,626 200

18th

22 Emory UniversityGoizueta Business School 97,438 384

19th

14 University of California, BerkeleyHaas School of Business 103,038 503

20th

10 University of VirginiaDarden School of Business 104,850 635

21st

28 University of Southern CaliforniaMarshall School of Business 115,000 431

22nd

16 New York UniversityStern School of Business 127,796 798

23rd

19 University of Texas, AustinMcCombs School of Business 65,616 551

24th

30 Georgetown UniversityMcDonough School of Business 105,226 537

25th

34 Rice UniversityJones Graduate School of Business 106,800 214

26th

31 Washington University in St. LouisOlin Business School 103,925 284

27th

32 Brigham Young UniversityMarriott School of Management 23,240 301

28th

23 Georgia Institute of TechnologyScheller College of Business 59,756 130

29th

20 University of Notre DameMendoza College of Business 98,550 323

30th

25 Vanderbilt UniversityOwen Graduate School of Management 95,900 335

31st

43 University of California, IrvineMerage School of Business 77,863 187

32nd

29 Southern Methodist UniversityCox School of Business 100,140 232

33rd

36 Michigan State UniversityBroad Graduate School of Management 56,626 150

34th

27 The Ohio State UniversityFisher College of Business 61,110 228

35th

Not Ranked University of PittsburghKatz Graduate School of Business 48,964 158