PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|M - Mamaes no MBA

Atualização:

A grande maioria de mulheres que trabalham e são ambiciosas hesitaria em achar viável uma gravidez ou maternidade durante um MBA de tempo integral.  Há algumas heroínas que realizaram a proeza e, além de darem dicas interessantes, revelam surpreendentemente que fazer MBA grávida ou com bebês pequenos é mais fácil que fazê-lo trabalhando.

PUBLICIDADE

Achei diversos blogs contando experiências pessoais de mamães MBAs e um bastante interessante da comunidade de mamães da Booth (University of Chicago). O mothersatbooth.wordpress.com traz insights não só das mamães durante o MBA mas também de várias que voltaram ao mercado e continuam suas carreiras.

Num outro blog com dúzias de testemunhos, uma constante entre as mulheres foi de que o fato de terem diplomas de MBA ou PhD as ajudou a conseguirem empregos muito flexíveis. Além disso, a participação do parceiro foi uma constante. Sem isso, a maioria não teria conseguido. Ou, seja, ter um parceiro que dá suporte  e entende a importância da carreira da esposa é fundamental para a nova estrutura familiar em que tanto o homem como a mulher são profissionais e provedores.

 

As dicas mais interessantes que encontrei para as heroínas foram:

  1. Tenha tempo para si.

Publicidade

A dupla ou tripla jornada pode ser um convite a negligenciar-se. Se a mulher não tiver um tempinho para se cuidar e recarregar as energias, equilibrar tudo pode ficar mais complicado e enfadonho!

 

  1. Cerque-se de mulheres com o mesmo pensamento.

Faça networking com outras mulheres que compartilhem de seus sonhos e estilo de vida. Além do suporte e dicas valiosas, oportunidades de emprego ou negócios podem surgir.  Os homens fazem muito mais atividades para networking do que mulheres e usufruem de diversas oportunidades de negócios, mentoring e amizades.

 

  1. Tenha um grande parceiro.

A mulher que trabalha e que acredita que sua carreira é possível mesmo após a maternidade precisa do apoio de um parceiro que compartilhe com ela o cuidado com a casa e filhos.

Publicidade

 

  1. Não dá para subir uma montanha sem uma série de passos menores, por vezes difíceis.

Um período de maternidade e MBA junto é difícil mas se a mulher conseguir manter o foco de que no longo prazo vale a pena, ela consegue dar conta de um período mais curto difícil. Nas palavras de uma panelista de um blog " Você pode fazer qualquer coisa por dois anos".

  1. Pare de se remoer.

O conselho de muitas mulheres que venceram esse período difícil é "Seja gentil consigo mesma. Você provavelmente é sua maior crítica." Aprender a priorizar e deixar para lá coisas menos importantes é fundamental para equilibrar a dupla ou tripla jornada.

  1. Tenha mentores e conselheiros.

Publicidade

Durante essa jornada de MBA + Maternidade, a mulher deverá tomar diversas decisões difíceis. Ter mentores e conselheiros é fundamental para ajudar nesses momentos.

  1. Tenha ritmo.

Dá para fazer tudo, mas não de uma vez só.

Opinião por Claudia Gonçalves
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.