As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

L – Liderança

Claudia Gonçalves

23 Agosto 2012 | 21h25

Todas as escolas buscam pessoas que tenham potencial/realizações que demonstrem sua capacidade de liderança. Sem querer entra no mérito se liderança pode ou não ser ensinado ou treinado, liderança vai além de dar ordens para pessoas. Há quatro dimensões de liderança que você destacar na hora de escrever seus essays.

A primeira é a liderança intelectual:  conhecer profundamente um assunto pode torná-lo uma referência naquela área. Você passa a ser reconhecido como alguém que tem um conhecimento ou domínio sobre um assunto e portanto pode ser uma pessoa cuja opinião é respeitada. Se você desenvolveu algum conhecimento profundo ou criou algum produto ou processo diferenciado seja na época da faculdade, seja na sua empresa, isso pode ajudá-lo a mostrar seu vigor intelectual.

A segunda dimensão da liderança é a visão:  fácil de ver nos empreendedores, essa dimensão fica mais evidente quando você é capaz de identificar ou criar oportunidade onde outras pessoas não conseguem. Essa dimensão pode estar também conectada a capacidade de inovar. Perguntas como ” Descreva uma situação em que você foi além do esperado”  ou ” Descreva uma situação em que você identificou e aproveitou uma oportunidade”  são exemplos de como as escolas podem garimpar essas diferentes dimensões da liderança.

A terceira dimensão é estratégica:  além de dominar um determinado assunto, enxergar oportunidades onde outros não vêem, saber como atingir um resultado ou objetivo também demonstra liderança.  Essa já é uma dimensão que mais intuitivamente identificamos como liderança e nas empresas é esperada das posições gerenciais e exige uma capacidade de analisar cenários complexos e levar diversas dimensões em consideração.


A quarta dimensão é a capacidade de influenciar pessoas – fazer com que elas abracem a sua causa ou persigam seu objetivo como se fosse delas.

Essa divisão é apenas para destacar cada uma das dimensões, mas no dia a dia, elas todas estão presentes em cada situação de liderança, embora uma ou outra possam se destacar mais de acordo com a circunstância.

Portanto, caso você não seja líder de pessoas em seu trabalho ou não tenha experimentado um cargo de liderança em esportes ou na vida acadêmica, procure pensar nas três primeiras dimensões. Refletindo um pouco mais, você certamente encontrará situações em que sua liderança se destacou.