PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|Fim do primeiro round -- hora de descansar?

Parece que as coisas acalmaram, né?  Os prazos dos primeiros rounds de inscrição de várias universidades já passaram, as flores começaram a brotar, e o sol voltou a brilhar.

Atualização:

Depois daquele esforço para conseguir entregar tudo a tempo, agora é hora de aproveitar o merecido descanso. Só que não.

PUBLICIDADE

Quer dizer, vai, uns diazinhos pode :)  Mas achar que temos muito tempo até o segundo round é mera ilusão.

Objetivamente falando, temos 2 meses e meio: Outubro, Novembro e metade de Dezembro.  Imagino que explicar por que contar com a segunda metade de dezembro é irreal seja desnecessário, mas, em suma: celebrações de final de ano/pico de trabalho por causa de fechamentos/possível recesso dos consultores de MBA à fica a dica ;)

Se você ainda não tirou seu GMAT/TOEFL, terá de conciliar seu estudo para as provas com a confecção dos essays simultaneamente.  Se você já tirou o GMAT da sua frente, você terá esse período para focar nos essays.  Parece tranquilo, né?  Mas vamos aos dados:

Se você quer prestar 4 faculdades no segundo round e tem 10 semanas disponíveis, isso significa 2,5 semana/faculdade.  Se as faculdades tem em média 2-3 essays cada, isso significa 1 essay/semana.  Essa é sua atual taxa de produção?

Publicidade

Se sim, parabéns!  Você está com seu planejamento em dia.

 

Se não, é hora de agir. 

E o que significa agir nesse contexto?

- Determinar quantas faculdades vai prestar

- Levantar prazos do segundo round

Publicidade

- Determinar quais os essays que terá que escrever para cada uma delas

- Criar uma estratégia para começar a escrever (pela redação mais fácil? Pela faculdade que você mais deseja? Por aquela com o menor prazo?)

- Organizar sua agenda no trabalho, reservando tempo de qualidade para a confecção do material

- Reservar tempo para que outras pessoas leiam seu essay para ter um feedback externo (pode ser um consultor, uma pessoa que te conhece bem, uma pessoa que já fez MBA, etc).

- Revisar seu essay uma, duas, dez vezes.

Publicidade

 

Como se pode imaginar esse processo requer uma certa dedicação e é por isso que reforço, comece djá!  Pior do que se esforçar loucamente neste final de ano para conseguir entregar tudo a tempo é ter que repetir esse esforço no ano que vem.

Então vamos fazer direitinho e usar o tempo que ainda temos sabiamente.

Boa sorte!

Opinião por Paula Braga
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.