As escolas têm buscado formas criativas de tentar descascar o verniz do que se julga aceitável ou pertinente para escrever nos essays e tentar ver o colorido e personalidades mais vívidas dos candidatos.
A febre por essays mais reflexivos ou que revelem mais quem o candidato é ao invés de o que fez está presente em maior ou menos grau nos applications da maioria das escolas americanas e europeias. O IE, por exemplo, mudou radicalmente seu formulário e busca informações sobre sua personalidade e oferece formatos inovadores para os essays - pode ser um vídeo, uma apresentação, um twitter....os temas também fogem do tradicional "descreva o que fez" para "como você imagina a cidade do futuro?".
Berkeley lhe pede que indique uma música que revele que você é.
Estes são alguns poucos exemplos, mas a longa lista de novidades avança.Estes essays definitivamente são à prova de "isso é certo ou isso é errado", de normas e formalidades que já vemos muito nos temas tradicionais.
Definitivamente, as escolas estão sendo criativas em tentar enxergar as pessoas que aplicam. Para melhor aproveitar estes espaços, o primeiro ponto é pensar em qual imagem você quer que o comitê de admissões tenha a seu respeito. Que valores quer destacar?Depois pense se estes valores e características serão também de alguma forma refletidos nas suas cartas de recomendação ou numa entrevista. Para ter sucesso aqui, é preciso uma boa dose de coerência.