C – Columbia essays 2015
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

C – Columbia essays 2015

Claudia Gonçalves

26 Maio 2014 | 10h05

 

Este ano Columbia manteve seu processo de aplicação praticamente igual ao do ano passado.  Quem quer entrar para a turma de janeiro de 2015 – uma classe que se forma em 17 meses, pois não possui o período de estágio no verão – tem até 08 de outubro deste ano para mandar seu pacote com notas nos testes de TOEFL  e GMAT, cartas de recomendação, histórico escolar da faculdade, e essays. Para quem quer começar o MBA tradicional de dois anos, há 2 prazos possíveis para aplicação. O primeiro, ao qual a escola chama de “early decision” destina-se àqueles que têm em Columbia sua primeira escolha.  No early decision, se o candidato for selecionado e aceitar, é obrigado a se retirar de outros processos seletivos em outras escolas. A grande vantagem de desse primeiro prazo é ser bem rápido; em até 8 semanas o candidato já sabe se passou ou não. Na prática, tenho visto que as pessoas recebem o convite para entrevista em 2 a 3 semanas após submeterem a aplicação e depois da entrevista recebem o convite ou a carta padrão de ter a vaga negada em uma ou duas semanas.

Columbia tem uma particularidade em seu processo seletivo, pois apesar de terem datas para separar o early decision do outro prazo regular, dentro de cada prazo as decisões são tomadas de acordo com a chegada dos applications. Ou, seja, quanto antes mandar, melhor!

Uma decisão estratégica importante é mandar ou não para o ealy decision. Vejo que candidatos que não apresentam um GMAT de 700 ou mais tendem a mandar nessa rodada para tentar garantir uma vaga. Mas isso não funciona muito bem, pois Columbia é muito seletiva em relação ao GMAT, seja no early decision ou na rodada regular.  Se resolver mandar seu pacote na rodada regular, cuidado para não mandar nos primeiros dias em que o prazo abre.  Um candidato que mandou seu pacote dois dias após o prazo regular abrir recebeu um email da escola perguntando se gostaria de ser considerado no early decision, uma vez que mandou tão poucos dias após o encerramento do prazo. Situação complicada: se aceitar mover-se para o grupo de candidatos do early, tem a resposta cedo, mas perde a chance de concorrer a outras escolas. Se recusar a oferta, claramente diz para a escola que ela não é sua primeira opção.

 

 


Prazos:

Turma de Janeiro:  8 de outubro de 2014

Early Decision: 8 de outubro de 2014

Conside
ração para Bolsa por Mérito: 7 de janeiro de 2015

Decisão regular: 15 de abril de 2015

Essays

Short Answer Question:
What is your immediate post-MBA professional goal? (75 characters maximum)

Exemplos de possíveis respostas:
“Work in business development for a media company.”
“Join a consulting firm specializing in renewable energy.”
“Work for an investment firm that focuses on real estate.”

Essay 1:
Given your individual background and goals, why are you pursuing a Columbia MBA at this time? (Maximum 500 words)

Essay 2:
Please view the video below:
The Center
How will you take advantage of being “at the very center of business”? (Maximum 250 words)

Essay 3:
What will the people in your Cluster be pleasantly surprised to learn about you? (Maximum 250 words)

Optional Essay:
An optional fourth essay will allow you to discuss any issues that do not fall within the purview of the required essays.

 

A escola busca saber quais são os objetivos de curto e longo prazos de cada candidato, como ele se vê aproveitando o fato de estar em Nova Iorque e deixa espaço para cada um mostrar como poderá contribuir com sua turma e um essay opcional para tratar de assuntos importantes que não puderam ser explorados nas outras questões. Neste último, pode-se explicar inconsistências acadêmicas, profissionais; aspectos pessoais relevantes; explicação sobre escolha de carta de recomendação.

Dento da tendência de manter um application conciso, Columbia segue mantendo um limite de palavras reduzido, obrigando que cada candidato pense e pese cada palavra. Antes de escrever, estude bastante a escola e converse com ex-alunos.  Leia blogs e acesse podcasts da escola.