Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|C - cartas de recomendação

As escolas de MBA pedem duas a três cartas de recomendação. O intuito é ter o depoimento e avaliação sobre você de pessoas que tenham efetivamente trabalhado com você e que te conheçam bem. Juntamente com seus essays, scores nas provas, histórico escolar e entrevista, as cartas de recomendação ajudam as escolas a ter uma visão mais abrangente de quem é você.

PUBLICIDADE

Atualização:

Harvard e Stanford pedem três cartas de recomendação, sendo que para Stanford, uma especificamente deve ser de um peer, ou seja algum colega de mesmo nível hierarquico que o seu. As demais escolas costumam pedir apenas duas cartas profissionais, sendo uma necessariamente de seu suporior imediato.

PUBLICIDADE

Cada escola possui seu próprio formulário de carta de recomendação, que será enviado diretamente para o email do recomendador assim que você designá-lo no application form. Este formulário tem seus dados mais objetivos e trataremos dele na proxima semana. Mas há ali um campo para se preencher o nome e dados de contato de seus recomendadores e a partir disso, o sistema envia automaticamente um email com login e senha para cada um de seus recomendadores. Hoje em dia as principais escolas americanas e europeias possuem cartas de recomendação eletrônicas e não mais em papel.

A carta de recomendação possui algumas partes especificas - a primeira é o candidato que preenche ainda no application form, dizendo se abre mão do direito de posteriormente ter acesso à carta de recomendação. Muitos candidatos me perguntam o que é melhor responder e a verdade é que isso não influencia suas chances de ser aceito ou não, mas importa se você não for aceito e quiser entender qual o peso que suas cartas de recomendação tiveram nisso.

A segunda parte da carta de recomendação é um conjunto de perguntas - que vai de 3 a até 8 - dependendo da escola. Exemplos:

Qual a natureza do contato com o candidato? com que frequência interagem?

Publicidade

Pontos fortes?

Pontos fracos?

Situação em que o candidato demonstrou liderança?

Situação em que deu um feedback contrutivo para o candidato e como ele reagiu?

Em que o candidato pode melhorar?

Publicidade

Motivação para fazer o MBA?

O que o candidato fará em 10 anos?

 

Ou seja,para responder estas perguntas, nas quais o recomendador deve descrever situações, citar exemplos para ilustrar sua avaliação, é mais importante escolher pessoas que o conheçam bem a escolher pessoas "importantes" mas cujas cartas correm o risco de ser muito superficiais.

 

A terceira parte da carta normalmente é um grid com características e habilidades que o recomendador deverá avaliar em notas que se dividem em:

ausente; não consigo avaliar; baixo; mediano; acima da media; alto ; excelente;

Publicidade

os aspectos abrangem:

habilidade intelectual, criatividade, capacidade analitica, organização, maturidade, ética, trabalho em equipe, enfim uma longa lista...

 

Como você pode ver, escrever uma carta de recomendação dá bastante trabalho e por isso é importante conversar e alinhar tudo muito bem com o seu recomendador e é importante que ele o apóie no processo. Converse com o seu recomendador, explicando porque o escolheu - isso pode ser bom para refrescar a memória do recomendador e também expor suas razões para acreditar que a carta dele será importante no processo. Além da conversa, confirme por escrito os topicos mais importantes sobre os quais acredita que o recomendador poderá discorrer. Isso ajudará muito que o recomendador produzir uma boa carta!

Tratando um pouco das exceções, existem situações em que não é tão simples pedir carta para o chefe.

1- relacionamento deteriorado ou ruim com o chefe: procure algum par de seu chefe; o chefe de seu chefe ou algum superior de outra área que possa recomenda-lo e discuta sua opção de recomendadores no essay opcional do application.

Publicidade

2- o seu empregador não pode saber que você está aplicando - assim como no caso acima, procure alguém de sua confiança pessoaldentro de sua empresa para escrever a carta e aborde o assunto no essay opcional.

3- a empresa é sua e você não tem chefe: peça carta a um parceiro de negócios, cliente, fornecedor...e explique isso no essay opcional.

4 - trabalha em empresa da família: nunca peça carta para parente!caso tenha algum superior que não seja da família, é este quem podrá escrever a carta; caso não tenha, procure as alternativas descritas no item 3 acima e também explique sua situação no essay opcional.

 

Uma carta é fácil de definir - o chefe atual. A segunda carta deve de alguma maneira trazer informações sobre você de uma outra perspectiva - um emprego anterior, outra função, ou ainda trazer situações recentes também, mas que não foram abordadas na primeira carta.

Carta de recomendação de alumni (ex-aluno da escola para a qual você está aplicando) só tem sentido se a pessoa em questão conhece bem seu trabalho; caso contrário, estará desperdiçando uma oportunidade de alguém falar com propriedade e detalhe sobre você, impactando assim nas suas chances de ser aceito. Cartas de alumni com quem você não tem muita proximidade podem ser úteis como cartas adicionais a que chamamos side letters, que podem ser enviadas em separado, em etapas posteriores, como suporte adicional.

Publicidade

É bom começar a pensar nas cartas, pois elas devem chegar no deadline!!!

 

 

Opinião por Claudia Gonçalves
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.