PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|B - Booth University of Chicago

Atualização:

Booth School of Business

5807 South Woodlawn Avenue

Chicago, IL 60637

Admissions: 773-702-7369

Email: admissions@chicagobooth.edu

Publicidade

Website: www.ChicagoBooth.edu/fulltime

Apply Online: http://www.chicagobooth.edu/fulltime/admissions/index.aspx

Prazos para a Classe de 2015:

Round Um: 02/10/12

Round Dois: 8/1/13

Publicidade

Round Três: 4/4/13

PUBLICIDADE

 

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

A escola recebeu seu novo nome - Booth School of Business em 2008, homenagem ao alumnus David Booth, que fez uma doação de US$ 300 milhões para a sua escola. Lá os alunos focam em aprimorar, analisar e refinar ideias para assim melhorá-las.

O MBA full-time (tempo integral, 2 anos) tem o LEAD - Leadership Effectiveness and Development - em tradução livre " Desenvolvimento e Eficácia na Liderança" e mais 20 matérias, cuja composição fica a cargo do aluno. Sim, é um formato totalmente flexível. A única matéria que todos devem fazer é o LEAD. Desde o dia um os alunos desenham o MBA para melhor se adequar aos seus objetivos de carreira. Há vários cursos que são requeridos nos quatro principais componentes que constituem o currículo flexível: matérias fundamentais que focam em desenvolver ferramentas analíticas e conhecimento que dará suporte para o restante do currículo, mas mesmo estes podem ser escolhidos dentro de um menu com diversas opções.

Na revisão curricular de 2009, o corpo docente acrescentou uma nova area de concentração em gestão analítica e tornou o LEAD obrigatório para o MBA noturno e o de final de semana.

As áreas de concentração são: contabilidade, econometria e estatística, economia, empreendedorismo e finanças. Também há Finanças analíticas, gestão, gestão de recursos humanos, negócios internacionais, comportamento organizacional e de gestão, gestão de marketing, de operações, e de estratégia, além da já citada gestão analítica.

Publicidade

Para se formar, um candidato de MBA deve cursar nove matérias obrigatórias e onze eletivas, além do LEAD. Além de ampliar a grade de matérias oferecidas tanto entre as obrigatórias quanto dentre as eletivas, a escola também calibrou alguns cursos, para melhor atender as demandas dos alunos que buscam mais rigor acadêmico.

As três áreas fundamentais de contabilidade, microeconomia e estatística não sofreram alterações, mas os requisitos para o mais amplo, de gestão (general management) requer uma seleção de matérias por função (finanças, marketing e operações), gestão (decisões, pessoas, e organizações), e o ambiente onde as empresas operam.

O fácil acesso e proeminência do corpo docente sem dúvida atraem os alunos; a postura sempre disponível de humilde dos professores reforça a conexão. Por outro lado, os alunos de Booth não estão entre os mais extrovertidos ou que são ativos com sua network.

 

 

Ultimos Rankings de MBA:

BusinessWeek (2012): 1

Publicidade

Forbes (2011): 3

U.S. News & World Report (2012): 4

Financial Times (2012): 12 (Global), 6 (U.S.)

The Economist (2012): 1 (Global & U.S.)

 

O novo diretor da escola, Sr. Kumar, que deverá assumir o posto pela primeira vez em sua carreira a partir de julho ou agosto, vê duas grandes oportunidades para serem imediatamente implementadas: maior globalização e uma rede de alumni mais forte. Já há um comitê de professores para definir a estratégia global da Booth, coletar dados sobre outras escolas e assim determinar o que a escola deverá fazer. Além disso, das conversas que Kumar teve com alumni, ele está convencido de que a escola pode fazer muito mais para que sua network de 45 mil alumni tenha mais valor para os alunos que estão lá. A ideia é incluir os alumni no capital intelectual da escola e ajudá-los a fortalecer sua rede.

Publicidade

No entanto, Kumar não vê mudanças curriculares para o programa de MBA, que ocorreu há apenas três anos. Em time que está ganhando, não se mexe. Cerca de 92% dos alunos que se formaram recentemente ficaram ou satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso. A globalização do currículo vem em boa hora, uma vez que o principal curso da escola, o MBA de 2 anos, não é reconhecido por esta dimensão. Já o EMBA (MBA executivo, foi o pioneiro e é ainda um dos mais internacionais nos Estados Unidos).

 

Booth School of Business

Custo do curso : $123,021

Orçamento recomendado para dois anos: $177,366

GMAT médio: 720

Publicidade

GMAT faixa  80% : 680-760

GPA médio: 3.52

GPA faixa: 3.1-3.9

Taxa de aceitação: 23%

Matriculados Full-Time MBA: 1160

Publicidade

Internacional: 32%

Mulheres: 35%

Idade: 28

Mediana do Salário de 2012: $135,000

Faixa de Salário Inicial: $50,000 to $240,000

Publicidade

Signing Bonus mediano: $25,000

Porcentagem de MBAs com ofertas de emprego na graduação: 88%

Porcentagem de MBAs com ofertas de emprego 3 meses após graduação: 95%

Onde a Classe de 2012 foi trabalhar:

Serviços Financeiros  -- 43.2%

Consultoria -- 30.3%

Tecnologia  -- 9.0%

Bens de Consumo  -- 2.2%

Saúde -- 2.4%

Manufatura  -- 0.6%

Sem fins Lucrativos -- 1.3%

Energia  -- 1.3%

Media/Entretenimento  -- 0.4%

Negócios Imobiliários -- 0.9%

Empregadores Top da  Classe de 2012:

McKinsey -- 28

Boston Consulting Group -- 24

Bain & Co. -- 21

Bank of America -- 14

Credit Suisse -- 14

Morgan Stanley -- 12

Accenture -- 10

Deloitte -- 10

Goldman Sachs -- 9

Amazon -- 7

Booz & Co. -- 7

Citicorp -- 7

Deutsche Bank -- 7

J.P. Morgan Chase -- 7

A.T. Kearney -- 6

Google -- 6

UBS -- 5

Apple -- 5

Barclays Capital -- 5

IBM -- 5

Opinião por Claudia Gonçalves
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.