As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

A – Atividades Extra Curriculares

Claudia Gonçalves

20 Setembro 2012 | 17h05

Primeiro round se aproxima e começa o tormento de preencher o formulário online. Trabalhoso e detalhado, o formulário é o primeiro contato que a escola terá com você e em que ela poderá saber quais atividades você se envolveu.

Através das atividades extra-curriculares, a escola poderá ter uma ideia sobre as habilidades que desenvolveu, seus valores, capacidade de administrar varias atividades e responsabilidades simultaneamente e seus interesses. Você deixa de ser uma compilação de notas da faculdade, histórico profissional, notas de GMAT e TOEFL para ser uma pessoa que tem paixões e interesses. Além disso, suas atividades podem mostrar com o que você poderá contribuir para a diversidade da sua classe.  O que pode constar dentro dessa categoria?

Olimpíadas de matemática ou de física, campeonatos esportivos de todas as naturezas, viagens e intercâmbios, trabalhos voluntários, atividades estudantis como empresa júnior, grêmio, atlética, cursos de línguas, iniciação científica, além de atividades em associações profissionais.

Se houver uma restrição de número de atividades a serem incluídas no formulário, procure selecionar as mais relevantes e diversificadas. Por exemplo, em lugar de citar três campeonatos de futebol, procure incluir alguma atividade de outra área também. Caso você tenha uma carreira esportiva mais extensa, procure uma forma de sumarizar em um único campo.

Algumas escolas ainda pedem que você explique porquê as atividades que listou são ou foram importantes para você. A ideia aqui é conseguir mostrar suas motivações e habilidades que desenvolveu. Muitas vezes é nessas atividades extra-curriculares que você consegue demonstrar liderança e capacidade para trabalho em equipe. Viagens internacionais podem ajudá-lo a se mostrar uma pessoa apta a participar de um ambiente diversificado, mostrando flexibilidade e respeito a diferenças. Num ambiente internacional como o MBA tal capacidade é fundamental.

Alguns candidatos ficam preocupados por achar que não têm atividades regulares ou hobbies que possam colocar nessa seção, mas mesmo atividades eventuais ou algo pontual pode constar dessa lista. Sem dúvida, uma atividade realizada uma ou duas vezes ou por alguns meses será menos efetiva em demonstrar que você é uma pessoa participativa se comparada a uma atividade que vem sendo feita de longa data.  Dependendo da profissão, sobra pouco tempo livre para uma atividade mais regular.

Caso você não tenha nada ou tenha muito pouco, vale a pena começar agora? Pode valer a pena eventualmente para o futuro. Uma vez que você pode ficar na lista de espera, mostrar que buscou melhorar sua candidatura pode ser um ponto a seu favor ou mesmo desempatar com algum outro candidato da lista de espera.