A partir do desenvolvimento dessa oficina, foram pautadas as seguintes competências e habilidades:
- Competência 1 das Ciências Naturais e Matemática - Leitura e Interpretação: Comunicar-se oralmente e por escrito utilizando a linguagem científico-matemática - textos, esquemas, tabelas, gráficos, representações geométricas, representações simbólicas - para descrever situações, organizar dados e informações, apresentar sínteses e conclusões, atentando ao rigor textual, matemático, simbólico e conceitual pertinentes ao nível. Habilidade 1 - Ler e interpretar textos, dados e informações em diferentes linguagens e representações.
- Competência 3 das Ciências Naturais e Matemática - Comunicação: Argumentar sobre suas conjecturas, estruturando diferentes linguagens para comunicar sua forma de pensar. Habilidade 4 - Utilizar diferentes formas de comunicação em diferentes linguagens e representações. Habilidade 7 - Utilizar diferentes tecnologias para produção de diferentes representações.
- Competência 9 das Ciências Naturais e Matemática - Relação do homem com a ciência e meio ambiente: Reconhecer os elementos representativos do meio e suas relações com o homem para contribuir ativamente na melhoria do meio. Habilidade 21 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando conhecimentos da área.
Como considerações de uma autoavaliação, penso que a disponibilidade de um tempo maior para os alunos de oficina será algo extremamente importante para o crescimento do projeto, ainda que a evolução tenha sido excelente. Essa foi a principal queixa dos alunos. Além disso, uma consideração fundamental a ser feita e que foi discutida com os alunos no último dia é que estávamos trabalhando com projetos que não demandavam uma proporcionalidade ortodoxal. E justamente a percepção e discussão das diferenças do real para o virtual era um dos objetivos da oficina. São essas experiências que nos mostram o quão forte são atividades que colocam o aluno enquanto agente produtor de sua própria realidade. Além de se aprofundar mais nas questões existentes ao seu redor, é a partir dessas atividades, que demandam autonomia e criatividade, que o aluno pode se colocar como um agente transformador. Os questionamentos dos alunos ao se depararem com espaços que não conheciam da Escola foram oportunidades extremamente válidas para um desenvolvimento protagonizado por eles próprios.
por Mateus Mendes Pereira