Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Alunos do Ensino Médio realizam experimentos no Laboratório de Química

Em 2016, no componente curricular de Química, os alunos da 3ª série do Ensino Médio estudaram os fatores que alteram a velocidade das reações químicas. Por meio de discussões, exercícios, aulas expositivas e práticas, foram feitos experimentos para verificar as hipóteses levantadas.

PUBLICIDADE

Por Escola Lourenço Castanho
Atualização:

Para dar início às atividades, foi realizada uma discussão sobre a velocidade de ocorrência das transformações e levantamento dos conhecimentos prévios para a constatação do fato. Foram relacionados os conceitos com variadas reações de velocidade que acontecem no cotidiano, como: combustão, formação de ferrugem, formação do petróleo, reações industriais etc.

PUBLICIDADE

Conceitos de velocidade média das reações também foram apresentadas, para que identificassem as semelhanças e principalmente as diferenças entre velocidade escalar média - assunto de estudo no componente curricular de Física. Exercícios em grupo, monitorados pelo professor, foram passados para a sala.

Foi feita uma aula expositiva para apresentar os modelos de colisão e o conceito de energia de ativação. Em seguida, atividades práticas foram feitas para o estudo dos fatores que alteram a velocidade das reações, com o objetivo de dar determinação da alteração de velocidade. Foram explicados todos os fatores sistemáticos.

Separados em grupos, os alunos estudaram quatro variáveis que podem alterar a velocidade das reações químicas. Eles realizaram experimentos no Laboratório, acompanhados pelo professor, para verificarem as hipóteses levantadas. Um roteiro foi planejado para que pudessem registrar as observações realizadas e as conclusões obtidas.

Finalmente, foi realizada uma aula dedicada à resolução das atividades propostas e também à verificação dos indicadores de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.