Para início da atividade, a professora fez a seguinte questão: O que o predicado pode dizer sobre o sujeito? Ela propôs um bate-papo para que os alunos dissessem o que já sabem ou deduzem sobre o tema estudado. Partindo disso, conceitos foram criados para a construção de sua estrutura.
Após a discussão sobre predicado, seguiu-se também a discussão sobre os termos que o compõem: verbos, complementos, predicativos e adjuntos. Fazer esse processo ajudou na construção da lógica sintática.
Exercícios de gramática e do livro didático foram realizados para sistematização, fixação e aplicação dos conceitos trabalhados. Assim, conteúdos já passados foram revisados para a construção do mapa conceitual.
Foram feitas questões para dar introdução ao processo como: O que é um mapa conceitual? Já fizeram um mapa conceitual? Sobre qual assunto? De que forma isso pode nos ajudar nos estudos?
Orientados pela professora, os alunos dividiram-se em duplas e criaram o mapa dos conceitos de sintaxe. Por meio da produção, pode-se perceber o nível de apreensão dos alunos, quais conceitos deveriam ser compreendidos melhor, se mereciam uma revisão a mais ou se necessitavam de atividades de sistematização.