PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

A importância da massagem

Por Escola Vilaplay
Atualização:

Você já reparou que todo mundo sabe fazer massagem, pelo menos um pouquinho? Você mesmo, pense bem... Ao bater uma parte do corpo na quina da mesa, você automaticamente foi massagear o local que doía. Ou, depois de um dia intenso de trabalho ou de preocupações, você se viu apertando essa musculatura entre o pescoço e o ombro na qual muita gente carrega pesadas responsabilidades. Foram movimentos espontâneos de aliviar uma dor, um desconforto.

PUBLICIDADE

Os textos tradicionais de outra técnica milenar, a Massagem Meditativa Thai, afirmam que o caminho a ser conquistado na terapia da massagem é acalmar o coração, para então acalmar a mente, e assim proporcionar saúde ao corpo.

E, claro, como falar de massagem sem falar da importância do toque para o ser humano? Pesquisas mostram como são mais saudáveis e mais resistentes a doenças bebês que foram acostumados ao toque frequente e ao colo em comparação aos precocemente separados desse contato. A disseminação, no Ocidente, da massagem Shantala, para bebês e crianças pequenas, também mostrou que ela proporciona mais calma e confiança à criança se feita regularmente, como era hábito da tradição indiana. A massagem traz alívio, conforto, aconchego e também sensação de tranquilidade, segurança e vitalidade. Independente da idade, somos seres de convivência. Gostamos de nos sentir acolhidos e cuidados, além de respeitados em nossas dificuldades e potenciais.

A terapia corporal pela massagem oferece tudo isso, pois pode tratar e prevenir diversos problemas, além de ajudar você a redescobrir sua própria capacidade de manter-se bem e de estar atento ao que o seu organismo quer expressar.

Portanto, massagem não é apenas relaxamento. É o início ou o complemento de um merecido processo... De auto-percepção, de cuidado e de respeito consigo mesmo.

Publicidade

Sonia Megumi Iriya

Mãe, Terapeuta Corporal e Psicóloga

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.