GURUS, ALUNOS ENSINANDO ALUNOS

GURUS, ALUNOS ENSINANDO ALUNOS

Fernanda Tambelini

06 Setembro 2017 | 10h49

Esse texto foi escrito pelos Gurus Comunica, com o apoio do tutor dos Gurus Comunica, Rafael Tinel.

Bolo comemorativo do 1º aniversário dos Gurus da Tecnologia, com circuito feito pelos Gurus Makers.

Os Gurus da Tecnologia são alunos do Fundamental II que desenvolvem projetos com recursos tecnológicos de várias formas, com produções comunicativas e mão na massa.

A ideia dos Gurus surgiu em agosto de 2016, pensado pelo departamento de tecnologia da escola, com o objetivo de auxiliar professores e alunos com o lema “alunos ensinando alunos”. Atualmente, fazem parte alunos do Fundamental II, do 6º ao 8º ano.

O primeiro projeto foi realizado com a Escola Integrada (grupo de estudantes que ficam na escola no período complementar às aulas), onde os Gurus desenvolveram uma oficina de Tinytap, para a produção de jogos usando o aplicativo. Em outubro, os Gurus desenvolveram jogos para a festa de 25 anos da Escola Projeto Vida. Em uma sala, promoveram atividades organizadas por eles, como a oficina de Minecraft, conhecendo a programação com a Hora do Código e um jogo de curiosidades com o Kahoot!.

Em 2017, foram formados dois grupos de gurus: os Comunica e os Gurus Makers. Os Makers trabalham com projetos “mão na massa”, já os Comunica trabalham com tecnologia de multimídia, criando vídeos, fotos e atividades comunicativas.

Em 2017, os Gurus Comunica desenvolveram projetos como: o Curta Guru, a Rádio PV, o Cine PV e essa matéria para a página da escola no Blog dos Colégios, do Estadão. Os Gurus Makers também  estão explorando recursos para a integração do mundo físico, com o mundo real, através da linguagem de programação Scratch e a placa microcontroladora Arduino.

Fazem parte dos Gurus

Gurus Comunica: Cauê Vinicius Gamas Chabes, 7ºC; Clara Electra Agassi Belda,  7ºA; Fernanda Ponce Garcia, 7ºB; Maria Eduarda Coelho de Sante, 6ºC.

Gurus Makers: Luana Ferigolli Ferreira, 6ºC; Sofia Lima Gatti, 6ºC; Marjorie Luane Moura, 7ºC; Camilly da Silva Santana, 6ºC; Vittorio Puccetti Belinelo, 8ºC; Pedro Piccino Oliveira, 7ºC.