PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Obter informações de campanhas é suficiente para que as crianças saibam como prevenir doenças?

Por Escola Eduque
Atualização:

As doenças infectocontagiosas e epidêmicas, como a gripe por Influenza A, têm uma atenção especial na Eduque. Além das medidas de limpeza e desinfecção de ambientes e materiais, desde 2004 a Escola apoia a vacinação contra a gripe, oferecendo a oportunidade da equipe de profissionais se vacinar.

PUBLICIDADE

Ações de prevenção são intensificadas entre os alunos, pais e profissionais através de informes e orientações. Nas salas de aula, o álcool gel está sempre disponível e o tema de prevenção e cuidados com a higiene é tratado pelos professores no dia a dia, respeitando a compreensão das diferentes idades dos alunos.

Sabemos que memorizar informações e palavras de campanhas costuma ajudar na prevenção de doenças, mas entendemos que compreender a importância dos hábitos de higiene e investigar as causas e consequências dos problemas potencializam os hábitos saudáveis, possibilitam modificar comportamentos e previnem a transmissão de doenças. As crianças são curiosas e querem saber como as coisas funcionam, na Educação Infantil os alunos são convidados a refletir sobre o assunto por meio de rodas de conversa e livros. No Ensino Fundamental, instigamos os alunos a refletir com mais profundidade o mundo da microbiologia e as relações de saúde, cuidados com higiene e doenças.

Além das informações trazidas em sala de aula em Ciências e Atualidades, em 2016, o projeto "Quem mora no nosso corpo" está em desenvolvimento com os alunos de 2º ao 5º Ano/EF dos grupos do período Estendido.

O projeto propõe atividades que auxiliam os alunos a obter mais informações sobre a existência de micro-organismos. Eles debatem o assunto, pesquisando em livros didáticos, revistas e internet, testando hipóteses em experimentos e registrando as conclusões no laboratório de Ciências.

Publicidade

Um dos experimentos realizados foi a coleta de resíduos das mãos sem lavagem e recém-lavadas, dentes sem escovação e dentes recém-escovados. Os resíduos foram separados em recipientes e preparados com solução propícia para o crescimento de bactérias.

Após alguns dias de observação, os alunos trocaram percepções sobre os experimentos, repetiram o teste, coletando também resíduos de ambientes e materiais e, por fim,divulgaram por toda a Escola suas conclusões por meio de cartazes informativos do tipo "Você Sabia?".

A Escola Eduque acredita que trazer sentido às propostas pedagógicas possibilita construir saberes com significado. Por isso, articular conhecimentos e ações transforma a realidade e incorpora mudança de hábitos para uma vida mais saudável.

Juliana Duarte, administradora (Insper SP eBocconi University Milano), especializada em marketing (Insper SP). Gestora administrativa da Escola Eduque.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.