PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Escola e família juntos por uma alimentação mais saudável

O hábito de uma alimentação saudável e equilibrada deve ser adquirido desde cedo, e para que isso se torne realidade é fundamental orientar as crianças quanto às escolhas daquilo que faz bem ou não à saúde e sobre a importância dos alimentos.

Por .
Atualização:

Saber o que comer, o que escolher e em que quantidade são questões ligadas ao hábito familiar. Se há algo a ser corrigido, seja devido ao excesso de peso da criança ou mesmo pela falta de nutrientes na alimentação dos pequenos, é importante que todos os familiares estejam envolvidos.

PUBLICIDADE

Na outra ponta estamos nós, a escola, e como instituição de ensino e formação temos igualmente responsabilidade nesse processo. Cientes de que esses bons hábitos também são resultado de aprendizado, o Concórdia desenvolve projetos pedagógicos/educacionais para seus alunos (do mini maternal até o Ensino Médio), voltados a estudos sobre alimentação saudável, com a finalidade de promover entre os alunos uma educação nutricional propriamente.

Para incentivar a adoção dos bons hábitos, a rotina da alimentação deve estar focada num só sentido. Por exemplo, quando a família deixa a criança escolher o lanche na cantina, ela precisa encontrar nesse espaço sucos, sanduíches naturais, salada de frutas. Tudo livre de substâncias nocivas ao organismo.

Para os que trazem lancheira, a recomendação é não esquecer a fruta, um lanche leve, suco natural, água de coco. O colégio controla, mas não proibe os doces, chocolates e salgadinhos.

Finalmente o almoço. Conforme a coordenadora pedagógica Léia Valkinir, "oferecer um cardápio saudável e variado ajuda muito a despertar o apetite das crianças. O cardápio, elaborado com a supervisão da nutricionista Rebecca Isaac, tendo sempre em mente a elaboração de refeições gostosas e balanceadas do ponto de vista nutricional, é enviado aos pais dos alunos, que assim acompanham a rotina de alimentação dos filhos".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.