PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

A escolha da profissão na adolescência

Pelo menos uma vez ao ano, três colégios paulistanos - Concórdia, Horizontes Uirapuru e Liceu Santa Cruz - se unem para realizar a "Feira das Profissões", evento criado para orientar os alunos do Ensino Médio sobre o dia a dia de diferentes profissões, por meio de palestras e conversas com profissionais que descrevem suas experiências, dificuldades e vantagens de cada carreira. Está por trás deste evento uma pergunta: a escola pode auxiliar um adolescente na escolha da carreira profissional? Para o Concórdia, e, claro, os outros dois colégios, a resposta é simples: sim.

Por .
Atualização:

Este ano, o evento ocorreu na última sexta-feira de agosto, dia 28. Estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas quanto à escolha profissional e às possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Além disso, o futuro vestibulando conheceu novidades relativas às mais diversas áreas do conhecimento para que, ao fazer sua escolha, desenvolva todo o seu potencial e habilidades.

Alunos reunidos durante Feira das Profissões. Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

"O adolescente, além do estudo diário necessário à sua formação, precisa se preocupar com seu futuro, com a empregabilidade. Na Feira das Profissões, na qual reunimos profissionais de diferentes áreas de atuação, é possível conhecer, tirar dúvida e questionar. Isso propicia mais segurança em uma escolha tão importante", comenta Edson Eller, diretor do colégio Concórdia.

A aluna Isabella Schneider, do 3º ano do Ensino Médio do Concórdia, relata sua experiência: "com palestras sobre diversos cursos, e ao fornecer informações sobre várias faculdades, a Feira das Profissões serve de enorme ajudapara as escolhas que pretendemos fazer".

 Foto: Divulgação

Aí está a resposta para o questionamento inicial. "O vestibular e a saída do Ensino Médio são momentos de definição de uma possível carreira. Claro que o estudante se sente pressionado. Muitas vezes os pais ajudam. Mas a escola pode contribuir muito, esclarecendo pontos, orientando, ajudando na escolha, que deve ser, ao final, tomada pelo estudante", conclui Edson Eller.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.