As escolas estão cada vez mais engajadas no uso de tecnologias educacionais, mas nem sempre uma função básica de smartphones e tablets é levada em consideração nas atividades educativas: a câmera fotográfica.
Na disciplina de Artes, o projeto do primeiro bimestre realizado com os sétimos anos envolve a visualidade aplicada à fotografia.
Essa linguagem artística foi escolhida como ponto inicial em contraste com o que é usual em aulas dessa disciplina: ênfase demais nas artes plásticas mais tradicionais, como pintura e escultura e pouca utilização das artes visuais como fotografia, instalação, entre outras manifestações contemporâneas.
Cada aula conta com experimentações diferentes, baseadas em elementos básicos dessa linguagem: composição, luz, saturação, e assim por diante. Os objetos fotografados podem ser trazidos pelos alunos ou ser aquilo disponível na sala, pois uma boa foto não é necessariamente algo complexo ou bonito -- uma boa fotografia é visualmente interessante. Os experimentos não se limitam à sala de artes, também utilizamos outros espaços do colégio -- por mais que a sala ofereça um controle de composição e luz como um estúdio, a luz natural é um dos maiores aliados de uma boa foto.
Depois desse primeiro momento de estudo teórico e prático, o segundo bimestre continuará com a fotografia, mas aplicando a técnica de stop motion, na qual uma sequência de fotos formará um vídeo de curta-metragem.
Profª Luisa Gusi - Artes