Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Visualidade aplicada à fotografia - 7º ano

Com a popularização dos smartphones com câmera fotográfica, faz-se necessário aprender a usar esse instrumento. Seja no aspecto técnico ou no aspecto educativo.

PUBLICIDADE

Por Cesar Pazinatto
Atualização:

As escolas estão cada vez mais engajadas no uso de tecnologias educacionais, mas nem sempre uma função básica de smartphones e tablets  é levada em consideração nas atividades educativas:  a câmera fotográfica.

PUBLICIDADE

Na disciplina de Artes, o projeto do primeiro bimestre realizado com os sétimos anos envolve a visualidade aplicada à fotografia.

Essa linguagem artística foi escolhida como ponto inicial em contraste com o que é usual em aulas dessa disciplina: ênfase demais nas artes plásticas mais tradicionais, como pintura e escultura e pouca utilização das artes visuais como fotografia, instalação, entre outras manifestações contemporâneas.

Cada aula conta com experimentações diferentes, baseadas em elementos básicos dessa linguagem: composição, luz, saturação, e assim por diante. Os objetos fotografados podem ser trazidos pelos alunos ou ser aquilo disponível na sala, pois uma boa foto não é necessariamente algo complexo ou bonito -- uma boa fotografia é visualmente interessante. Os experimentos não se limitam à sala de artes, também utilizamos outros espaços do colégio -- por mais que a sala ofereça um controle de composição e luz como um estúdio, a luz natural é um dos maiores aliados de uma boa foto.

Depois desse primeiro momento de estudo teórico e prático, o segundo bimestre continuará com a fotografia, mas aplicando a técnica de stop motion, na qual uma sequência de fotos formará um vídeo de curta-metragem.

Publicidade

Foto de Gabriela Almeida 7A Foto: Estadão

Foto de Leonardo Cestari 7B Foto: Estadão

Foto de Gabriel Ferrari 7B Foto: Estadão

Profª Luisa Gusi - Artes

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.