Iniciamos esse trabalho conversando sobreo que é uma coleção e levantando o quesabiam sobre o assunto. A partir daí, escolhemos através de votação o que seria colecionado pelas turmas.
Na medida em que os objetos foram trazidos, organizamos os dados obtidos, contando e identificando a regularidade numérica para nomear, ler, escrever e comparar os números. Dessa forma, fomosampliando o repertório de números que conhecem e fizemoscomparações entre quantidades numéricas. Outros conteúdos trabalhados dizem respeito à localização espacial e lateralidade, como: dentro, fora/ esquerda, direita/ em cima, embaixo. Também tivemos um ótimo contexto para trabalhar a ordenação e a classificação segundocritérios de tamanho: do maior para o menor, do menor para o maior; cor e forma.
Também propusemos situações problemas que envolveram o registro de formas variadas da adição de pequenas quantidades, noções de par e ímpar e contagem em intervalo de 10.
Os momentos com este trabalho são muito esperados pelos alunos, que ficam orgulhosos e animados em contribuir com o aumento e manuseio dos itens colecionados.
No final, utilizaremos os itens das coleções para confeccionarproduções artísticas, como por exemplo:obras de arte com pedras, pulseiras e colares com botões, mosaicos com tampas de garrafas.
Embora ensino e aprendizagem, tenham atuações e caminhos distintos, podem acontecer de forma significativa e contextualizada.É assim que pensamos a educação.
Professoras: Nina do Valle, Débora Rick e Flávia Sanches