PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Os alunos de K5 e as suas preciosas coleções

Para crianças desta faixa-etária, propor o trabalho de colecionar nos possibilita, por meio de atividades sequenciadas, um contexto favorável  para se aproximarem de alguns conteúdos matemáticos. Além disso, nos permite explorar posturas de trabalho em grupo, como, por exemplo, a organização e manutenção dos objetos trazidos por cada uma para compor a coleção do grupo, procedimentos tão importantes para a formação pessoal e social.

Por Cesar Pazinatto
Atualização:

Iniciamos esse trabalho conversando sobreo que é uma coleção e levantando o quesabiam sobre o assunto. A partir daí, escolhemos através de votação o que seria colecionado pelas turmas.

Na medida em que os objetos foram trazidos, organizamos os dados obtidos, contando e identificando a regularidade numérica para nomear, ler, escrever e comparar os números. Dessa forma, fomosampliando o repertório de números que conhecem e fizemoscomparações entre quantidades numéricas. Outros conteúdos trabalhados dizem respeito à localização espacial e lateralidade, como: dentro, fora/ esquerda, direita/ em cima, embaixo. Também tivemos um ótimo contexto para trabalhar a ordenação e a classificação segundocritérios de tamanho: do maior para o menor, do menor para o maior; cor e forma.

 Foto: Estadão

Também propusemos situações problemas que envolveram o registro de formas variadas da adição de pequenas quantidades, noções de par e ímpar e contagem em intervalo de 10.

Os momentos com este trabalho são muito esperados pelos alunos, que ficam orgulhosos e animados em contribuir com o aumento e manuseio dos itens colecionados.

 Foto: Estadão

No final, utilizaremos os itens das coleções para confeccionarproduções artísticas, como por exemplo:obras de arte com pedras, pulseiras e colares com botões, mosaicos com tampas de garrafas.

Publicidade

Embora ensino e aprendizagem, tenham atuações e caminhos distintos, podem acontecer de forma significativa e contextualizada.É assim que pensamos a educação.

 Foto: Estadão

Professoras: Nina do Valle, Débora Rick e Flávia Sanches

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.