Ciências Naturais no 1º ano: hipóteses e vivências

Cesar Pazinatto

26 Maio 2017 | 14h51

Para as  crianças de 6 anos, Ciências pode ser:

 “Pegar muitas coisas diferentes para fazer coisas especiais e mágicas”.

“Fazer experimentos como o macarrão molecular. Eu vi num vídeo uma vez…”

“Fazer comida”!

“É uma química para fazer coisas, tipo misturar líquidos de cores diferentes, parecido com o laboratório de Dexter”.

“Ciências é aprender coisas novas, desafios e misturas como aparecem nos filmes. Porque nada é impossível. Só desafiante”.

É desta maneira curiosa, desafiante e divertida que os alunos dos 1ºs anos, tendo como mediadoras as professoras assistentes: Rosângela Bernardo, Vanessa Camargo e Werena Bertezini, conversam e expressam as suas hipóteses sobre: O que é Ciências?

A partir desta conversa, elas ampliaram a discussão nos grupos e apresentaram para eles os elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. Planejaram situações, por meio de vivências lúdicas, que aconteceram dentro e fora da sala de aula, para observarem as funções desses elementos, como estão presentes e a sua importância em nossas vidas.

Para organizar e sistematizar esse estudo, com a ajuda das professoras, um “Diário de Bordo”, está sendo elaborado por cada grupo, registrando o que foi mais significativo durante as aulas, como: curiosidades, informações adquiridas e conclusões.

Sabemos que durante o percurso escolar esses alunos, terão a oportunidade de rever muitos conceitos que foram abordados nesse breve estudo. Mas, desde já, é a nossa intenção que eles adquiram uma postura investigativa, reflexiva e de interesse em torno desse mundo fascinante das Ciências Naturais.

Professoras: Juliana Salies, Patricia Hoexter e Talita Macedo