PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Férias, sempre é hora de aprender!

Atualização:
 Foto: Estadão

Férias é tempo de aprender coisas novas e diferentes. É um tempo de descanso da rotina escolar e, também, de disposição para outras experiências que podem ser oportunidades de aprendizagem.

PUBLICIDADE

Crianças e jovens não aprendem somente quando estão sentados na sala de aula. As férias proporcionam conhecimento de natureza diferente das atividades acadêmicas.

O tempo livre pode ser utilizado para aprender de maneira não convencional. Um filme estrangeiro,assistido sem o uso da legenda, pode ampliar o conhecimento de outra língua. Os jogos e quebra-cabeças são distrações que ajudam a desenvolver o raciocínio matemático e as habilidades lógicas. Passear pela cidade onde mora pode trazer muitas descobertas. A maior parte das cidades possui espaços urbanos com várias possibilidades de aprender e de vivenciar as novidades. Com a curiosidade aguçada, conhecemos centros culturais, museus, o patrimônio histórico e observamos a diversidade cultural.

As viagensproporcionam oportunidades para conhecer lugares e pessoas, misturando diversão e conhecimento. Na verdade, conhecer pode ser mesmo muito divertido. Chegar a uma cidade sem saber em que país ou estado você está? Nem pensar! Orientamos os alunos a se prepararem para conhecero local para onde viajarão.

Uma opção muito procurada pelos jovens é o intercâmbio de férias, que combina o aprendizado de inglês com a experiência de viver em outro país, com muitas atividades de lazer.Professores do Colégio Pentágono organizam e planejam viagens de grupos para intercâmbios de férias no mês de julho.É uma ótima experiência para os adolescentes.

Publicidade

Ler nas férias? Sim, claro! O Colégio Pentágono indica uma lista de livros para leituradurante as férias de julho, para ampliar o vocabulário, expandir a escrita, desenvolver a imaginação e a criatividade. O contato com os livros auxilia na organização da forma de pensar autônoma. Estimulamos os nossos alunos, desde pequenos, a reconhecerem a leitura como atividade prazerosa.

Os estudantes dizem: "Quero férias de tudo! Dias para não fazer nada!"

Dizemos a eles que há muito que aprender além das salas de aulas!

Adriana Giorgi Costa Orientadora Educacional do Colégio Pentágono

Opinião por Colégio Pentágono
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.