Novas Óticas

Colégio Oswald de Andrade

24 Setembro 2015 | 14h34

Este post foi produzido integralmente pelos alunos e alunas de 7º a 9º ano que fazem parte da Oficina de Jornalismo e Mídias Digitais. 

 

No Colégio Oswald, foi realizado um trabalho de Fotojornalismo no curso de Oficinas (para saber mais sobre os cursos das Oficinas, clique aqui). A proposta foi apresentar aos alunos do curso “Agência de Notícias” uma forma visual de jornalismo, que não se baseia somente em texto, a forma mais usual. Os alunos, organizados sozinhos ou em grupos, saíram pela escola para fotografar o ambiente e mostrar visões diferentes. Alguns optaram por mostrar o ambiente de forma objetiva, enquanto outros tentaram transmitir olhares mais abstratos e reflexivos.

“Foi difícil transpor para a imagem a minha visão sobre o colégio. Mas, ao mesmo tempo, fiquei muito satisfeita com os resultados porque cada um poderá interpretar de seu jeito as fotos que tiramos”, diz Mariana Ohara, estudante do 9º ano que participou da atividade. Já Tomás Steffen, do 7º ano, relata: “No início foi complicado escolher um tema, mas no final decidimos por fotografar o esporte no Oswald. Gostei de sair pelo colégio para isso e achei diferente de qualquer outra aula”.

Entre os diversos temas abordados, houve trabalhos que mostram os privilégios de se estudar em uma escola particular e a convivência e rotina entre os alunos. Entretanto, outros grupos optaram por mostrar a arte nos espaços da escola e transmitirem emoções.

Durante o mês de setembro, faremos a montagem da mostra “Novas Óticas”, de uma forma muito especial! Aguarde!

Veja aqui a galeria de fotos completa e alguns depoimentos dos alunos e alunas:
mari e arthur

Se eu quero e você quer// Tomar banho de chapéu// Ou esperar Papai      Noel// Ou discutir Carlos Gardel// Então vá// Faça o que tu                  queres// Pois é tudo// Da lei, da lei

Malha o dia inteiro// Pinta de artista// Saca dinheiro// Vai de  motorista// Com seu carro esporte// Vai zoar na pista

(Mariana Ohara e Arthur Assumpção, 9°ano)

 

belleza e nina

“Nosso tema é o espaço da escola. Queríamos mostrar como nós, alunos, somos privilegiados por estudar num espaço como este.” (Nina Waitman e Lucas Belleza, 9°ano)
christian e ana

“A ideia destas fotos é mostrar o cotidiano na escola, fora ou antes das aulas. Mas por que esse tema? Porque queremos mostrar algumas coisas que as outras escolas não têm fora os estudos. E esse tema significa muito para a gente porque gostamos de nosso cotidiano nesse sentido” (Christian Lasthaus e Ana Peixoto, 7°ano)

 

Gabi e Clara 

 

“A maioria das escolas é  tradicional, ou seja,  paredes pintadas das  cores da escola, tudo  uniforme. Então  queríamos mostrar que o  Oswald não é um colégio  normal; ele deixa os alunos mostrarem seu sentimentos em f  forma de arte, seja pintando a parede da quadra ou  escrevendo poemas nesses espaços. Claro que há suas regras,  porém de uma forma mais liberal. Eu creio que o colégio nos  deixa expressar dessa forma pois eles sabem que os adolescentes passam por coisas, que às vezes, não são fáceis. Então , ao invés de eles ‘ libertarem ‘ esses sentimentos de forma negativa, o colégio deixa a gente se expressar de uma maneira positiva e que deixa a escola mais bonita e com mais ‘cara’ dos alunos” (Gabriela Meyer e Clara Castanho 7°ano)
Mabel

“Escolhemos esse tema pois esses são os espaços que nós e provavelmente outras pessoas mais frequentamos no nosso dia a dia. Assim a ideia era mostrar nosso cotidiano que são as partes do colégio que costumamos frequentar” (Amanda Oliveira, Mabell Brasil e Livia Hattori, 7°ano)

Nessa sequência de fotos que tirei da minha escola, minha inspiração foi transformar a imagem da escola em um lugar mais melancólico, mais vazio. Foi esse tema que dei às fotos que tirei, e também foi o motivo para adicionar o efeito preto e branco.” (André Bánvolgyi 7°ano)

Andre