Yoga para crianças. Por quê?

Yoga para crianças. Por quê?

O ensino do yoga nas escolas é fundamental para que as crianças mudem esta forma de viver na qual estamos engajados. Desde cedo, na prática, elas começam a olhar pra dentro, a reconhecer seus reais interesses, seu real potencial e aptidão para escolher no futuro uma vida que lhes dê prazer e realização.

Ofélia Fonseca

25 Agosto 2015 | 06h47

Vivemos num mundo voltado para o exterior. Estamos sempre tão ocupados, cumprindo normas pré estabelecidas pela sociedade, que nem temos tempo para saber ao certo o que queremos e quem realmente somos.

Isto gera insegurança,  insatisfação,  desconforto e diversas doenças.  A vida nos tem levado a necessidade de ter e não  de ser.

É  este legado que queremos deixar para as nossas crianças?

Temos constatado um número  bem significativo de crianças consideradas hiperativas, rebeldes, problemáticas, depressivas, doentes.

O ensino do yoga nas escolas é fundamental para que as crianças mudem esta forma de viver na qual estamos engajados. Desde cedo,  na prática,  elas começam  a olhar pra dentro, a reconhecer seus reais interesses, seu real potencial e aptidão para escolher no futuro uma vida que lhes dê prazer e realização.

No meio yoga recreação  a prática do yoga para crianças  menores de 6 anos. Uma aula lúdica,  onde a criatividade, o desenvolvimento da psicomotricidade e o aprendizado da verdade, do contentamento, da não violência, do desapego, da limpeza, da confiança, da compaixão  e generosidade  são ensinados em forma de estórias do cotidiano das crianças.

DSC02530 (Copy) Introduzimos a prática  de Yoga para os grupos dos alunos do integral  e  as aulas se desenvolvem através de brincadeiras visando o companheirismo,   a cooperação, o respeito consigo e com o outro, já  familiarizando os pequenos com a prática.  São  desenvolvidos  exercícios de respiração  específicos  para esta idade, fortalecendo a imunidade das crianças. Os exercícios físicos fortalecem os músculos e ossos, os exercícios de relaxamento combatem o estresse e acalmam, e os exercícios pré meditativos  aumentam a capacidade de concentração,  além de induzir a paz.

DSC02532 (Copy)

Estudos científicos já  comprovaram que a prática do yoga para as crianças  reduz o excesso de peso, aumenta a autoestima,  ajuda no desenvolvimento de músculos,  flexibilidade nas articulações e coluna vertebral, aumenta a oxigenação das células,  massagea os órgãos  internos,  aumenta  a capacidade  de concentração,  criatividade, imaginação  e memória,  equilibra emocionalmente tanto crianças hiperativas como crianças  tímidas, melhora a qualidade do sono, melhora o rendimento escolar,  diminui os problemas relacionados com a disciplina. Melhora a interação com outras crianças , o relacionamento com os pais,  com os irmãos,  amigos e com a sociedade em geral.

A prática faz com que as crianças  acreditem em seu potencial e que  sigam seus sonhos na busca da auto realização . Desenvolve o contentamento e a alegria. Quanto maior for o número  de crianças  alegres e realizadas , maior será  o número  de adultos capazes de mudar a sua sociedade, onde paz e a justiça  sejam realidade.

DSC02534 (Copy)

DSC02529 (Copy)

Fica aqui o convite! Vamos praticar o Yoga!!

Ivana Gomes
Professora de Yoga dos Grupos do Integral I e II