PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|O circo como prática pedagógica!!

O circo é uma arte do risco, que provoca medo, insegurança e frio na barriga, assim como alegria de conseguir executar o movimento, a capacidade de vencer e de se superar. O circo é muito rígido tecnicamente e duro se treinado intensamente.

Atualização:

Ao contrário dos tempos em que a infância era marcada pelas brincadeiras de rua, vivemos numa época em que boa parte das crianças pratica pouca atividade física e fica exposta excessivamente a aparelhos eletrônicos. O sedentarismo que acompanha esse estilo de vida desfavorece o desenvolvimento adequado das habilidades e coordenações físicas e da tonificação e fortificação corporal.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Quando ensinamos artes que envolvem o corpo, abordamos muitos conteúdos além da técnica, o trabalho com corpo contribui para o posicionamento do indivíduo na sociedade. Acredito que toda a técnica carrega valores e crenças sobre a vida e principalmente sobre o corpo, influenciando nosso comportamento diante do mundo, diante de outro indivíduo.

O circo é uma arte do risco, que provoca medo, insegurança e frio na barriga, assim como alegria de conseguir executar o movimento, a capacidade de vencer e de se superar. O circo é muito rígido tecnicamente e duro se treinado intensamente. Como arte educadora acredito no ensino desta arte como um meio e não um fim, um meio de lidar com o próprio corpo, com o outro, com desafios e tarefas que acreditamos nunca sermos capaz de fazer.

 Foto: Estadão

Não existe alegria maior do que ver olhinhos brilhando de emoção com um movimento que acabou de ser executado pela primeira vez. Normalmente a reação diante de um exercício proposto é " eu não consigo! ", sem ao menos tentar. Quando descobrem que conseguiram realizar o que parecia impossível, as crianças sentem-se capazes e prontas para novos desafios.

O universo circense possui ludicidade, expressão, arte, desafio e cooperação. O ensino da técnica circense proporciona o autoconhecimento, a consciência, o desenvolvimento corporal, o trabalho em grupo e o respeito pelo outro. No ambiente escolar gera outra interação entre o ambiente e os alunos, favorecendo aprendizados diferentes no mesmo espaço.

Publicidade

 Foto: Estadão

O desenvolvimento de cada criança é outro com o ensino de diversas artes e treinos corporais, sua evolução é muito clara e rápida. É maravilhoso poder acompanhar de perto todo esse aprendizado de desenvolvimento das habilidades corporais, da consciência das potencialidades, do cuidado consigo e do respeito pelo outro.

Thais PontesArte educadora e professora da Oficina de Circo dos grupos do Integral

Opinião por Ofélia Fonseca
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.