Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Hidroponia...uma alternativa na aula de Ciências.

As aulas práticas de Ciências são muito mais do que uma maneira divertida de aprender, elas possibilitam pensar, questionar, criar, formular e testar hipóteses.

PUBLICIDADE

Atualização:

As aulas práticas de Ciências são muito mais do que uma maneira divertida de aprender, elas possibilitam pensar, questionar, criar, formular e testar hipóteses.

PUBLICIDADE

A aquisição de conceitos científicos estimula uma abordagem objetiva do mundo, levando à compreensão de que Ciência é mais que mero aprendizado de fatos. Por meio do método científico podemos desenvolver soluções para problemas de naturezas diversas.

Esse contexto propicia ao estudante a interação com as próprias dúvidas, levando à aplicação dos conhecimentos obtidos, estimulando-o para que seja atuante e construtor do próprio conhecimento, tornando-se o agente do seu aprendizado.

No Ofélia, acreditamos que o ensino de Ciências, assim como o ensino de todas as outras disciplinas, devam contribuir para a formação de um cidadão com consciência crítica que consiga ampliar os conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula e utilizá-los em ações voltadas à melhoria de vida da comunidade.

Neste bimestre nas aulas práticas de Ciências o grupo de estudantes do6º Ano vivenciou a prática da  hidroponia.

Publicidade

Após comparar a estrutura e a permeabilidade dos diferentes tipos de solo e refletir sobre a importância do uso consciente da nossa estrutura para a hidroponia, ogrupo de estudantesdo 6º ano ajudou na reforma da estufa de hidroponia e está cultivando hortaliças.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

 

O grupo se responsabilizou pelaelaboração das soluções nutritivas, pelo plantio das sementesemudas e pela manutenção da estufa.

 

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

O projeto  Hidroponia oportuniza a observação e o registro científico, enfatizando a produção com técnicas diferenciadas , suas vantagens, desvantagens e a importância na produção de alimentos.

Sendo assim, as aulas práticas são oportunidades perfeitas para isso!

Taíssa Lukjanenko - Professora de Ciencias - Fundamental I

Publicidade

Opinião por Ofélia Fonseca
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.