As aulas práticas de Ciências são muito mais do que uma maneira divertida de aprender, elas possibilitam pensar, questionar, criar, formular e testar hipóteses.
A aquisição de conceitos científicos estimula uma abordagem objetiva do mundo, levando à compreensão de que Ciência é mais que mero aprendizado de fatos. Por meio do método científico podemos desenvolver soluções para problemas de naturezas diversas.
Esse contexto propicia ao estudante a interação com as próprias dúvidas, levando à aplicação dos conhecimentos obtidos, estimulando-o para que seja atuante e construtor do próprio conhecimento, tornando-se o agente do seu aprendizado.
No Ofélia, acreditamos que o ensino de Ciências, assim como o ensino de todas as outras disciplinas, devam contribuir para a formação de um cidadão com consciência crítica que consiga ampliar os conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula e utilizá-los em ações voltadas à melhoria de vida da comunidade.
Neste bimestre nas aulas práticas de Ciências o grupo de estudantes do6º Ano vivenciou a prática da hidroponia.
Após comparar a estrutura e a permeabilidade dos diferentes tipos de solo e refletir sobre a importância do uso consciente da nossa estrutura para a hidroponia, ogrupo de estudantesdo 6º ano ajudou na reforma da estufa de hidroponia e está cultivando hortaliças.
O grupo se responsabilizou pelaelaboração das soluções nutritivas, pelo plantio das sementesemudas e pela manutenção da estufa.
O projeto Hidroponia oportuniza a observação e o registro científico, enfatizando a produção com técnicas diferenciadas , suas vantagens, desvantagens e a importância na produção de alimentos.
Sendo assim, as aulas práticas são oportunidades perfeitas para isso!
Taíssa Lukjanenko - Professora de Ciencias - Fundamental I