PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Brincando e aprendendo...ao ar livre!

O brincar de faz-de-conta, a casinha com mamãe e filhinha, a fantasia que transforma a criança em herói, a comidinha inspirada na culinária da vovó, são vivências que proporcionam o desenvolvimento afetivo e emocional na medida em que estes papéis são explorados.

Atualização:

"Vamos brincar de casinha?""Mamãe eu tô com fome!"" Aí, o meu submarino chegou para te salvar."" Eu queria voar bem alto, lá no céu..."

PUBLICIDADE

O brincar é a principal e mais fundamental atividade infantil. Através das brincadeiras as crianças se desenvolvem, apoderam-se de nossa cultura, interagem entre si e com o mundo.

As atividades com jogos e brincadeiras fazem parte da nossa rotina diária. Todos os dias resgatamos, propomos e pesquisamos novas brincadeiras.

Os projetos propostos sempre contemplam o brincar e, assim, não só a sala de aula é local de aprendizado,como também o pátio e o parque se transformamem um agradável espaço para aprender, conviver e brincar.

O brincar ao ar livre no 1º ano do Colégio Ofélia Fonseca acontece diariamente em diferentes propostas.

Publicidade

O brincar de faz-de-conta, a casinha com mamãe e filhinha, a fantasia que transforma a criança em herói, a comidinha inspirada na culinária da vovó, são vivências que proporcionam o desenvolvimento afetivo e emocional na medida em que estes papéis são explorados.

As brincadeiras com regras, também têm um papel importante. Em alguns momentos acontecem de forma dirigida, em outros, são inventadas pelas próprias crianças. Materiais como corda, bola e bambolê são oferecidos nos intervalos para que em contato com o corpo em movimento, possam transformá-lo e explorá-lo possibilitando a percepção deste corpo como instrumento de expressão e comunicação.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

O pega-pega e suas variações também são muito apreciados pelos estudantesdo 1º ano. Compreender e aplicar as regras, vivenciá-las e explorá-lascontribuem para diversas aquisições envolvendo aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais, além de exercitar suas potencialidades de forma prazerosa.

 Foto: Estadão

 

O objetivo também é resgatar as brincadeiras tradicionais e populares, além de ampliar o repertório das crianças. Esse tipo de proposta também os desafia corporalmente e desenvolve a linguagem oral, uma das metas com os grupos do G1 e G2 (2 e 3anos),que se envolvem com as brincadeiras cantadas: "Caranguejo não é peixe";"A canoa virou"; "De abóbora faz melão"; "No meio do canteiro" e "Ciranda cirandinha".

 Foto: Estadão

O resgate da tradição das antigas brincadeiras infantis como: bolinhas de gude, construção de jogos, pipas, favorecem o desenvolvimento global das crianças.  Os grupos do 3ºAno e 4º Ano participaram de uma oficina deconstrução de pipas expressando sua criatividade e brincaram com elas.

Publicidade

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

 

Já o grupo do G4 (5anos) inspirados por uma pesquisa sobre as regiões do Brasil, que foiiniciada com a Região Sudeste,identificaram alguns costumes, culinárias, pontos turísticos e as principais brincadeiras. O grupo teve acesso ao mapa do Brincar e fizemos algumas escolhas de brincadeiras antigas como: barra manteiga, laranja verde e amarela e a amarelinha Caracol, que muitos já conheciam e brincaram com entusiasmo e envolvimento.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

 

PUBLICIDADE

O parque do Ofélia éum dosespaços mais apreciados parabrincar. É nele que as crianças ficam livres para imaginar e criar, de forma lúdica, as mais diversas brincadeiras, expressando seus sentimentos e sua forma de ver o mundo.

E neste espaço eles inventam novas brincadeiras e reinventam as brincadeiras que já conhecem. Foi assim que ogrupo do 1º Ano vivenciou o esconde esconde ao avesso. Neste jogo, apenas uma criança se escondee todas as outras procuram. Quem encontra a criança escondida fica junto com ela no esconderijo, que vai se enchendo até sobrar umasó criança, que será a próxima a se esconder!!

Adoraram descobrir um outro de jeito de brincar a mesma brincadeira tão tradicional - esconde esconde!!

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

ProfªMirella Canto - 1º AnoProfª Nathalia Dal Arosia e Profª Marina Vieira - G4Profª Cecilia Mortanaro e Profª Katia Quintana - Integral Profª Mayra de Lima - G3 Profª Maria Fernanda Tchalian - G2 Profª Ana maria Fernandes - G1

Publicidade

 

Opinião por Ofélia Fonseca
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.