O 4o ano foi desafiado, em Matemática e Ciências, a pesquisar e descobrir o segredo da garrafinha cair em pé no "Desafio da garrafa".
Os estudantes aproveitaram o conceito de fração e colocaram1/3 de água na garrafa, depois precisaram saber e encontrar o ponto de massa (que fica muito próximo da superfície da água dentro da garrafa) e girá-la de modo a desenhar ummovimento que imitasse o arco de uma circunferência no ar para que caísse em pé.
Os estudantes perceberam que esse desafio é quase impossível de ser atingido com a garrafa vazia e comprovaram que é preciso descobrir o centro da massa, que é o ponto de equilíbrio da garrafinha. Notaram que com a garrafa cheia, também não há ponto de equilíbrio, dificultando-ade ficar em pé após o giro no ar. Por essa razão, ao encher a garrafa com 1/3 de água, o ponto de equilíbrio, ou seja, o centro de massa, foi possível fazer com que a garrafa caísse em pé.Levamos odesafio para as aulas práticas de ciências paraexperimentar o comportamento da queda da garrafinha no laboratório de Ciências Naturais.
Todas as conclusões ecomprovações vieram de encontro com os temas estudados em sala de aula, pois além de fração, circunferência e giros em Matemática, os estudantesrefletiram sobre força gravitacional, massa, peso e empuxo.
E o ano terminou marcado pela febre dessa brincadeira.... que durante algumas semanas substituiua correria no pátio pormuitas garrafinhas sendo arremessadas para o alto , mas com a certeza de que utilizando os conceitos das aulas práticas de ciências da natureza venceriam com mais tranquilidade o tão desejado desafio.
Profª Valquiria Luchezi