Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Segurança na internet: saiba como proteger seu filho

É inevitável liberar o uso da internet para as crianças e os adolescentes.

PUBLICIDADE

Por Thais Gonzales
Atualização:

Os nativos digitais aprendem com a ferramenta, adquirem conhecimento, relacionam-se e também jogam. O problema é que no meio de tantas trocas positivas, há perigos e cabe aos pais orientar os filhos sobre a segurança na internet.

PUBLICIDADE

O Comitê Gestor de Internet no Brasil realizou a pesquisa da TIC Kids Online Brasil em 2013, com 2261 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos. A maioria afirma mentir a idade nas redes sociais.

81% dos entrevistados afirmam orientar seus filhos sobre o uso da internet.Você se enquadra nesse perfil? Por outro lado, mais da metade não acompanha o que eles fazem.

Todos esses ambientes, para entreter ou estudar, precisam ser monitorados pelas famílias.

Listamos 5 atitudes para te ajudar nessa tarefa e que vão protege-lo:

Publicidade

Estabeleça filtros

Você pode controlar quais aplicativos, jogos, filmes, programas seu filho pode fazer download e impedir que ele tenha acesso a conteúdo indicados para adultos.

A google play ensina como fazer. Veja aqui.

Ative controle de segurança no youtube

Você precisa ativar o Youtube Safety Mode. Basta ir em "Configurações" e selecionar o nível de segurança desejado. Assim, a busca segura do YouTube será ativada.

Publicidade

Tablet infantil

Para quem utiliza tablete da Samsung, como o Galaxy Tab S, existe a opção Modo Infantil. Você aciona e o aparelho se transforma em uma ferramenta educacional, com jogos infantis e outros materiais apropriados.

De olho em abordagens

Conscientize sobre os perigos de adicionar contatos desconhecidos. Acompanhe os amigos do seu filho nas redes sociais.

Vale lembra-lo de ter cautela para abrir e-mails e tomar cuidado com exposição de fotos e informações sobre aonde ele vai.

Publicidade

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.