Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Saiba por que desenhar é fundamental na vida do seu filho

O desenho é como um passaporte para o mundo da imaginação e do autoconhecimento. Uma folha branca ganha rabiscos, formas e cores e de repente a criança explica: é uma fada, um dinossauro ou um simples coração.

PUBLICIDADE

Por Thais Gonzales
Atualização:

É um momento de livre expressão tão importante e valorizado por elas que, mesmo sendo bem pequenas, conseguem explorar, se divertir e, brincando, desenvolvem muitas habilidades.

PUBLICIDADE

Desenhando, a criança aprende a controlar o lápis, o giz ou o pincel. Trabalha o movimento de pinça, que contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina. Também expressa, muitas vezes, suas emoções e se comunica. Com o tempo, amplia a sua percepção sobre o que está a sua volta e sobre si mesma.

Estimular o seu filho a desenhar também ajudará no desenvolvimento da percepção, da inteligência e da criatividade e muito mais.

Você tem um pequeno grande artista em casa. Saiba como incentivá-lo:

Materiais diferentes

Publicidade

Cada material proporciona uma experiência diferente durante o desenhar. Deixe à disposição giz de cera fino, grosso, oval, com ponta, sem ponta. Canetinhas diferentes, tintas para serem usadas com e sem pincel, entre outros exemplos.

Experiências

Principalmente se a criança gostar bastante de desenhar, experimente leva-la a uma exposição de artes ou museu. Trabalhe com fotografia e desperte o olhar dela. São referências para desenhar.

Evite o que é pronto

Ao invés de dar um livro ou papel com desenho apenas para colorir, incentive que a criança faça o desenho. Sendo assim, a tradicional folha branca é uma ótima opção.

Publicidade

Elogie

Além disso, que tal criar um espaço em casa para expor alguns trabalhos?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.