PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

6 dicas para estudar melhor na reta final dos vestibulares  

 

Por Thais Gonzales
Atualização:

As provas dos principais vestibulares do país se aproximam. Como estudar na reta final e o que priorizar são dúvidas frequentes nesta fase. Organização e foco são fundamentais, por isso, confira algumas dicas:

1-  Organização

PUBLICIDADE

Pare e organize no papel o que já estudou e o que ainda falta ser visto. Para alunos que já estão em revisão no Ensino Médio, organize os assuntos que mais têm dúvidas e procure ajuda para eliminá-las.

2-  Provas anteriores

Você já deve ter feito muitos simulados, treinou provas diversas. Na reta final, dê atenção somente às provas anteriores dos vestibulares que realmente lhe interessam. Conheça bem os formatos propostos pelas universidades que vai prestar. Treine.

Publicidade

3-  Cronometre

Neste momento, é importante que você se adapte bem ao tempo de prova. Não adianta dominar todos os conteúdos e não finalizar a prova. É preciso estudar cronometrando. Tente manter a média de três minutos por questão - pensando em Fuvest, por exemplo.

4-  Desempenho

Esse treino vai te mostrar como está o seu desempenho e vai indicar quais conteúdos precisarão continuar em revisão até os dias eu vão anteceder os exames.

5-  Monte grupo de estudo

Publicidade

Essa é a hora de dedicar mais atenção às matérias de maior dificuldade. Estudar em grupo, além de motivar, pode ajudar a resolver as dúvidas com mais facilidade.

6-  Respeite seu corpo

É preciso respeitar as horas de sono e alimentação, pois o corpo precisa de descanso até mesmo para assimilar o conteúdo.

Os intervalos de descanso e a troca de matéria são estratégias para contornar a saturação do cérebro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.