Opinião|Uma fase do Projeto de Vida: Enem

PUBLICIDADE

Atualização:

 

Os adolescentes chegam ao final do Ensino Médio com algumas tarefas importantes: escolher sua graduação, universidade e carreira. Não é uma tarefa fácil! Exige muita pesquisa, diálogo e autoconhecimento, mas uma coisa é certa, precisarão passar pelos processos seletivos de ingresso nas universidades. Hoje, o Enem é o exame que abrange pelo menos 228 mil vagas disponíveis em mais de 131 Instituições Federais, e para conquistar uma dessas vagas é importante se preparar para a maratona que começa com as inscrições de 09 a 20 de maio. As provas acontecem nos dias 05 e 06 de novembro e contemplam as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, no primeiro dia (90 questões e Redação, com duração de 4h30min), e de Códigos e Linguagens e Matemática, no segundo dia (90 questões, com duração de 5h30min).

PUBLICIDADE

Muitas pessoas pensam ser responsabilidade apenas da 3ª Série do Ensino Médio o sucesso ao final desse processo, porém para se construir alunos com capacidade de criar suas próprias argumentações diante dos problemas apresentados, de propor soluções e formas de intervenção e de compreender fenômenos, é exigida, desde a primeira série do Ensino Médio, uma preparação na qual os alunos sejam expostos a diversidades, estratégias e projetos que os possibilitem construir estas competências, e para isto, é necessário muito planejamento, avaliação e orientação.

Os alunos precisam desenvolver sua capacidade de serem efetivos estudantes: assistirem e participarem das aulas, mas também desenvolverem sua autonomia e protagonismo de organização e hábitos de estudo. Nesse sentido, é muito importante que a família acompanhe essa etapa e tenha um papel decisivo na clareza dos horários livres e horários de estudos dos filhos: estudantes!

Uma preparação efetiva ao longo desses três anos permitirá o alcance do sucesso nessa etapa do Projeto de Vida através do Enem.

Por Welington Nunes Souza, coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano

Publicidade

Opinião por Natália Venâncio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.