Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Quanto vale o brincar?

A importância do brincar - Quem é ou já foi criança sabe responder esta pergunta na ponta da língua. Quanto vale o brincar? Vale qualquer esforço, em qualquer hora, vale tudo e quanto mais livre, melhor é.

PUBLICIDADE

Por tininhaescolagirassol
Atualização:

 

Quando observamos uma criança, mesmo que ela esteja sozinha em umambiente que não lhe permita muito brincar, percebemos que ela está atodo momento procurando uma maneira onde possa criar, imaginar,reinventar semse preocupar com o que os adultos pensam sobre suasatitudes. Como na fila de um banco quando ela agarra na perna da mãe ebrinca de esconder com algum adulto da fila que acha graça em lhe fazercaretas. Com certeza é um adulto que gosta de brincar.

E no entanto a brincadeira é uma situação privilegiada da aprendizagem infantil. É importante os pais compreenderem que ao brincar, o desenvolvimento infantil da criança pode alcançar níveis mais complexos por causa das possibilidades de interação entre os pares numa situação imaginária e pela negociação de regras de convivência e conteúdos temáticos. A brincadeira permite às crianças decidir e assumir papéis a serem representados; a dar significados diferentes aos objetos, transformando-os em brinquedos; a levantar hipóteses, resolver problemas e pensarsobre seu mundo e o mundo mais amplo ao qual não tem acesso nocotidiano infantil.

PUBLICIDADE

Na hora de relaxar, um momento de descoberta das sensações do próprio corpo. Sentir a batida do coração deitado em um colchonete, e deixar a preguiça tomar conta. No final do período, brincar novamente, quem sabe até com as crianças de outras turmas. De corre-lenço; de colocar fantasias e se tornar super-herói, mamãe e filhinho; brincar de queimada; de batatinha frita um, dois, três; pular corda; amarelinha; bola de gude e uma infinidade de possibilidades de brincadeiras. Isso tem preço?

CGC COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.