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Blog dos Colégios

Novas gerações, novas modalidades de férias

Apesar de sugestões, de pedidos e de súplicas, após décadas assistindo alunos saindo e voltando de suas férias, ainda vejo que as famílias não se dão conta de que novas gerações pedem novas modalidades para melhor aproveitamento desse período.

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Por Colégio FAAP
Atualização:

Para os incautos que, eventualmente, possam achar que eu esteja fantasiando algo que não admite discussões (afinal, férias são férias!), buscarei demonstrar como esse róseo período de descanso e lazer, não enquadrado na modernidade, pode adquirir contornos negativos. Aliás, causa espanto como certos aspectos da vida contemporânea ainda sejam pensados de forma antiga, apenas travestidos de atualidade.

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Quando todo o universo do trabalho e do estudo sofreram alterações qualitativas, como manter o descanso sem adequações proporcionais?

Há dúvida de que o cotidiano de nossas crianças e jovens é muito mais neurotizante e árido do que o das gerações anteriores? É possível ignorar que encaram agendas pesadas em longas jornadas? Quem duvida que o tempo que sobra para as novas gerações para brincar, conversar ou, até mesmo, dormir, escasseou ou, pelo menos, ficou engessado por modismos e obrigações que lhes negam parte da fantasia ou da liberdade que necessitam?

Fico apreensivo ao ver meus alunos voltarem de férias exaustos pelo cumprimento de roteiros de viagem e programas que, em boa parte, foram impostos pelas imagens de liberdade e lazer criadas pela mídia.

Pensar as férias como aquilo que realmente são em essência é mais do que um dever moral: é uma ação sanitária indispensável. É a possibilidade de ajustar os laços familiares, de conferir ao calendário condições de descanso como cada um precisa e deve ter.

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Tem sido comum ouvirmos de jovens, que conhecem o mundo, dizerem, após feriados ou férias: "graças a Deus dormi e brinquei com o meu cachorro".

Há sempre que se ponderar, em tudo, o quanto as imagens externas tornam as nossas vidas e as de nossos filhos vácuos de artificialidade e, portanto, de frustrações e infelicidade.

 

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

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