PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Lanche... como cuidar deste momento

Todo começo de ano há uma grande preocupação dos pais, principalmente de crianças pequenas, em relação ao lanche da escola: "O que mandar na lancheira do meu filho?".

Por Colégio Equipe
Atualização:

Algumas escolas oferecem o lanche, outras solicitam que a família traga de casa. O importante é que seja garantida uma alimentação diversificada, fundamental para o crescimento saudável, de forma que as crianças experimentem o que é oferecido e escolham sempre algo para comer. Elas não devem ser obrigadas a comer, mas devemos oferecer uma diversidade de alimentos e intervir para que experimentem.

PUBLICIDADE

O apetite e o paladar são variáveis e particulares de cada um, portanto, devemos estar sempre atentos às necessidades e demandas individuais. Na escola, é importante que os professores observem como cada criança reage aos diferentes tipos de alimento e tentem interagir da melhor forma, para que as crianças sintam prazer no ato de comer.

É necessário cuidar do fato de que, às vezes, algumas crianças tendem a se acomodar e acabam comendo sempre a mesma coisa. É importante que pais e professores conversem sobre a alimentação das crianças, para garantir que elas experimentem novos alimentos.

Quando gostamos de algo, repetimos, sem comer demais; quando não gostamos muito, comemos um pouco para nos alimentar e acostumar nosso paladar a diferentes sabores; e quando realmente não gostamos ou algo não nos faz bem, recusamos, o que em geral ocorre raramente. Por isso, é importante oferecermos várias vezes o mesmo alimento, para que o paladar se acostume com determinado sabor.

No Equipe, o lanche para os alunos do Grupo Interidades e do 1º ano é oferecido por nós, e cuidamos para que seja diversificado, atraente e saboroso. Todos os dias, oferecemos suco ou iogurte, frutas e um complemento que pode ser pão com geleia, requeijão, ricota ou manteiga, ou ainda um bolo. Percebemos muitas vezes que algumas crianças se recusam a experimentar algo quando oferecemos, mas quando veem o colega aceitando e comendo, querem experimentar também.

Publicidade

A partir do 2º ano, os alunos podem trazer o lanche de casa ou comprar na cantina, onde cuidamos de seguir oferecendo alimentos caseiros, alguns produzidos na própria escola. Não vendemos refrigerantes, salgadinhos, frituras e balas. Cuidamos para que as crianças não exagerem na compra de chocolates, e combinamos com elas de comprarem apenas um por dia.

Para quem traz os alimentos de casa, sugerimos aos pais que não exagerem na quantidade de lanche, que evitem trazer salgadinhos e refrigerantes e que a própria criança se comprometa a pensar no que quer trazer na lancheira naquele dia. É um exercício difícil, mas que a ajudará a fazer boas escolhas no futuro. Ouvimos, às vezes, crianças dizendo algo como: "De novo minha mãe mandou esse pão. Eu não gostei.". Se a criança não sabe o que vai comer, tem uma surpresa quando abre a lancheira; e nem sempre se disponibiliza a provar, diversificar, comer porque é saudável.

Há muito a cuidar, se dermos a devida importância ao momento do lanche: observar, planejar e avaliar intervenções, para que as crianças comam com tranquilidade, respeitem os colegas e as regras, não desperdicem alimentos e colaborem para a organização do espaço, antes e depois de comer. É preciso dedicar tempo para que elas comam devagar e esperem que todos terminem antes de se levantar. Nesse momento, as crianças gostam de estar ao lado dos colegas, de oferecer o que é seu e experimentar o que os outros trouxeram, de compartilhar gostos, sabores e aromas, considerando o caráter coletivo e o prazer de partilhar uma refeição.

 

 

Luciana GameroOrientação Pedagógica e Educacional - GI e 1º Ano

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.