Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Usando Física no Futebol Americano

PUBLICIDADE

Por CPV Educacional
Atualização:
Aluna prepara o lançamento durante aula que aplicou os conhecimentos de Física ao Futebol Americano Foto: Estadão

Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio aprendem que quando um objeto é arremessado a partir do solo, forma um determinado ângulo em relação à horizontal, também conhecido como lançamento oblíquo. Nesse movimento, estudado na Física Mecânica, o movimento é composto por um descolamento horizontal e outro vertical.

Veja mais fotos da atividade

Para consolidar o conhecimento, o professor Rafael Correa, verdadeiro fã de Futebol Americano, fez uma aula diferente. Com atletas do Spartans Football como convidados, os alunos foram para o campo treinar o lançamento feito no esporte e coletar dados para aplicar às fórmulas aprendidas.

Alunos da 2ª Série do Ensino Médio treinam com atletas do Spartans Football Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Divididos em grupos de quatro, eles aprenderam com o quarterback do time e também professor de Física, Guilherme Terzi, como segurar a bola, qual o movimento do corpo do lançamento e em que ponto soltar a bola para ter um maior alcance. Após um treinamento entre o próprio grupo, os estudantes fizeram lançamentos longos para os atletas. Enquanto um aluno lançava, outro cronometrava o tempo, um terceiro marcava o local onde a bola chegava e o outro aluno do grupo anotava os dados. Isso porque o tempo e a distância foram usados em sala para chegar ao ângulo e à velocidade de lançamento.

De acordo com o professor, a atividade colabora para mostrar que a disciplina está presente no cotidiano das pessoas e não apenas no livro didático. "Os esportes usam vários princípios de Mecânica, é sempre bom tirar eles da sala de aula e mostrar a Física no mundo real", completa Rafael.

Publicidade

Professor Rafael Correa explica para a turma quais dados devem ser coletados Foto: Estadão
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.