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Blog dos Colégios

Feira de Negócios reúne 16 empresas criadas em sala de aula

Por CPV Educacional
Atualização:
Cada grupo tem seu próprio estande durante a Feira de Negócios Foto: Estadão

Criar uma empresa é muito mais do que identificar uma oportunidade e colocar a ideia para funcionar. É, também, ter que entender de legislação, mercado e finanças. Sabendo disso, o Colégio CPV aposta em aulas de empreendedorismo para alunos dos ensinos fundamental e médio. "Nós acreditamos que, independente da carreira escolhida, o aluno precisa ter noção de como uma empresa funciona, por isso nossa disciplina trabalha com aspectos bastante práticos", conta Flavio Antonietto, diretor pedagógico do CPV.

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Cada série ganha um desafio diferente, levando em consideração a maturidade dos alunos. Estudantes do 9° ano montam microempresas, replicando negócios que já existem; os da 1ª série devem desenvolver produtos ou serviços ecologicamente corretos; e os da 2ª série montam startups em que o foco do negócio deve ser a inovação. A divisão garante variedade na Feira de Negócios. Quem vier à escola no próximo sábado, dia 22 de outubro, vai passar por lojinhas de brigadeiro e cupcakes, ver aplicativos desenvolvidos pelos alunos e conhecer uma proposta de produção de biogás a partir de dejetos animais, por exemplo.

A apresentação da empresa na Feira de Negócios faz parte da avaliação do grupo Foto: Estadão

Os passos para a criação das empresas são semelhantes em todas as turmas e, claro, seguem as etapas da vida real. Cada grupo deve pensar na empresa que quer montar e discutir seu objetivo. Uma vez que o negócio esteja definido, começam as noções de direito empresarial para escrever o contrato social. O próximo estágio é a gestão do negócio, com a definição de missão, visão e valores. Depois, mais uma rodada de legislação, dessa vez trabalhista, estabelecendo o organograma e a força de trabalho da empresa. Em seguida entram as atividades de marketing, determinando os 4 Ps - produto, preço, praça e promoção."Ao longo do ano, mostramos na prática profissões como administração, marketing, direito, economia, finanças e comunicação; além disso, eles começam a ter uma ideia muito clara de onde os conhecimentos de disciplinas como biologia, geografia, física e química podem ser aplicados", diz Vanete Lopes Donega, professora de empreendedorismo.

Os alunos do 9° ano param nesta etapa, enquanto os do ensino médio seguem para as análises de negócio e de mercado e para a gestão de viabilidade financeira da empresa, tratando de capital social, investimentos, custos fixos e variáveis. "Pode ser que, no futuro, o aluno decida fazer odontologia, por exemplo. Eu tenho certeza que, na hora de abrir seu consultório, ele vai lembrar das aulas", finaliza Vanete.

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