Projeto Meu Mundo Tem Cores!

Projeto Meu Mundo Tem Cores!

Carina Gonçalves

24 Setembro 2015 | 09h00

O lúdico, com o uso  de diferentes tons, contribui para o desenvolvimento intelectual da criança, ainda, na primeira infância.

 

Por Carina Gonçalves –  24 de setembro de 2015

 

Projetos Cores8

 

É na primeira infância que acontecem as principais mudanças no universo da criança, especialmente em seu desenvolvimento intelectual e cognitivo. E as cores podem ilustrar um pouco do que elas observam e entendem o mundo ao seu redor. Sabemos que os estímulos podem vir de diferentes maneiras como, por exemplo, por meio de livros coloridos (adequados para cada faixa etária), brinquedos e objetos com cores, formas e texturas diferentes, desenhos animados, filmes e luzes coloridas. Todos, quando apresentados para as crianças, proporcionam experiências marcantes para a sua vida, mesmo ainda quando bebês, pois já nesta vislumbram e se encantam com tudo o que é novo.

 

Na educação infantil, por exemplo, o contato com as cores se dá por meio de lápis coloridos, giz de cera, tintas (guache ou outras apropriadas para a idade) e canetinhas. Também, o uso de filmes infantis com movimento, sons e muitas cores são recursos que atraem a atenção dos pequenos e, ainda, servem como pano de fundo para a realização de atividades lúdicas e muito animadas.

 

Projeto Cores

 

Pensando nisso, o Colégio Branca Alves de Lima (BAL) apresentou para as crianças da educação infantil um filme sobre o personagem marítimo Nemo, ao qual abusa e usa de maravilhosas paisagens e cores vibrantes ao longo da história. Ao entrarem na sala de vídeo e se acomodarem no tatame, nossas crianças pereciam nem piscar, tamanha concentração na tela da TV. Como proposta pedagógica e educativa, a exibição do longa-metragem teve como resultado o projeto: “Meu Mundo tem Cores”.

 

Projetos Cores23Projetos Cores22

Este projeto tem como objetivo estimular o reconhecimento das cores de uma forma divertida e atraente para que as crianças possam valorizar o meio ambiente, reconhecendo-o como “seu mundo particular”. Também, possibilita que elas identifiquem e nomeiem objetos comuns do seu dia a dia, assim como podem aprimorar o senso comum através de experiências positivas e fáceis de aplicar – dentro e fora do ambiente escolar.

 

Após o momento “cineminha”, os alunos participaram de diversas atividades, que entre algumas, tinha como proposta identificar no painel (feito com cartolina e colagens) cores e situações climáticas que experimentamos no cotidiano. Com igual importância, puderam exteriorizar a compreensão e entendimento da história através de pintura manual, que ao mesmo tempo oferecia o conhecimento da textura além das cores vibrantes e predominantes. Para os pequenos, foi uma diversão maravilhosa, regada de sensações e muitos sorrisos.

 

Projetos Cores7 Projetos Cores12

 

“Visamos estimular as crianças, ainda que bem pequenas, a observarem as cores que fazem parte do seu cotidiano, valorizando as belezas que o meio ambiente oferece. Trabalhamos as atividades lúdicas e pedagógicas, por meio de recursos diferenciados, propondo aos alunos várias possibilidades para a conquista de novas experiências e conhecimentos”, comenta Marcela Ramos, responsável pela unidade Chico de Paula.

 

Acompanhem abaixo as fotos:

 

 

Projetos Cores21  Projetos Cores20

Projetos Cores19

Projetos Cores18

Projetos Cores17

Projetos Cores16

Projetos Cores15

Projetos Cores14

Projetos Cores13

Projetos Cores11

Projetos Cores10

Projetos Cores9

Projetos Cores6

Projetos Cores5

Projetos Cores4

Projetos Cores3

Projetos Cores2