O lúdico como aprendizado – aulas de inglês

O lúdico como aprendizado – aulas de inglês

Carina Gonçalves

02 Setembro 2015 | 17h57

O lúdico como aprendizado eficaz nas aulas de inglês do BAL

 

Por Carina Gonçalves – 02 de setembro de 2015

 


Projeto Inglês14

 

A aula de inglês diária é um “acontecimento” para os alunos do ensino Fundamental I e II do Colégio Branca Alves de Lima. Eles ficam ansiosos e quando a professora Natasha inicia a aula, todos participam com satisfação. “Essa é a rotina vista em sala de aula, nos últimos meses, após a reformulação do sistema de ensino do segundo idioma aplicado aqui no BAL. Eles aprendem e ao mesmo tempo se divertem, resultando em um ensino eficaz, motorizado ou assimilado para a vida toda”, comenta Daniela M. Coelho, coordenadora pedagógica do ensino fundamental I. Essa opinião também é compartilhada por Conceição Fidêncio, coordenadora pedagógica do ensino fundamental II. “Nossos alunos estão mais seguros e interessados nas aulas. Muitos gostariam de ter mais tempo na grade curricular”, ressalta.

 

Entre as atividades aplicadas nas últimas semanas, destacamos algumas para serem exemplos de como a metodologia aplicada tem sido bem sucedida entre os alunos e, principalmente, para a absorção e compreensão do idioma inglês, que garantirá conhecimento para a vida e não momentâneo ou memorizado. Acompanhem as atividades descritas abaixo:

 

– “Mime Game” como atividade para o ensino fundamental I

 

Alunos 1 e 2 B2

 

Os alunos do 1ºB, 2ºA e do 2ºB jogaram o “mime game” orientados pela Teacher Nathasha. Cada um recebeu um papelzinho, que foi colocado em sua testa ou nas costas, e nele continha o nome de um animal, brinquedo ou objeto em inglês. Todos os participantes poderiam ver o que estava escrito nos coleguinhas, mas o escolhido por mais que tentasse, não conseguia ver. O jogo consiste em fazer cada participante adivinhar a palavra por meio de perguntas feitas aos amigos que estavam lendo. Porém as únicas respostas possíveis ditas por eles eram “YES” ou “NO”. Todos se divertiram muito nesta atividade.

 

 – “Picnic com a turma”

Projeto Inglês18

 

 

O 3º ano aprendeu sobre as três principais refeições (meals) diárias realizadas durante o dia: Breakfast (café da manhã), lunch (almoço) e dinner (jantar). Com isto em mente, a Teacher Nathasha idealizou um lanche comunitário de café da manhã para eles. Cada um trouxe um dos itens requeridos e tomaram um delicioso lanche, seguido de uma brincadeira, Dead or alive (vivo ou morto). “Adoramos esta atividade em grupo”, comentou alguns alunos simultaneamente.

 

– “Concurso de Dublagem em Inglês”

3º Ano A5

 

Lip Synch Contest – Concurso de dublagem. O concurso consiste em duplas ou trios, que escolhem de comum acordo uma música para dublar e performar. As regras: ganha quem melhor desempenhar a tarefa proposta. Nesta atividade, todos puderam mostrar seu “lado artístico”, além de se divertirem muito.

 

Após, os vencedores de cada grupo se colocaram a frente da sala para que os colegas pudessem escolher um campeão. A atividade teve como proposta o contato com a língua inglesa e a articulação perfeita das palavras por meio da música, que agrada a todos.

 

Seguem as fotos na ordem dos eventos citados acima:

 

“Mime Game”

Alunos 1 e 2 B3

Alunos 1 e 2 B

Alunos 1 e 2 B4

“Dublagem”

 

3º Ano A6

3º Ano A2

3º Ano A

3º Ano A3

 

“Picnic”

Projeto Inglês7

Projeto Inglês6

Projeto Inglês20

Projeto Inglês

Projeto Inglês8

Projeto Inglês5

Projeto Inglês17

Projeto Inglês3

Projeto Inglês19

Projeto Inglês10

Projeto Inglês2

Projeto Inglês16

Projeto Inglês9

Projeto Inglês15

Projeto Inglês13

Projeto Inglês12

Projeto Inglês11