Por que queremos que nossos filhos sejam bilíngues?

Por que queremos que nossos filhos sejam bilíngues?

be.Living | Educação Bilíngue

03 Setembro 2015 | 11h10

Polaroide

Em muitas comunidades ao redor do mundo, ser competente em dois ou mais idiomas é importante para o conhecimento pessoal, sociocultural, econômico e político. Para alguns, as questões sobre o bilinguismo são vistas como desafios que, uma vez dominados, trazem benefícios para os indivíduos, para a comunidade e até mesmo para o país em que vivem. A globalização das economias mundiais e a revolução nas comunicações eletrônicas têm reforçado a importância da competência bilíngue para além das fronteiras locais e regionais. A comunicação entre pessoas que possuem idiomas e culturas diferentes em várias regiões do mundo tornou-se mais fácil e essencial.
Comunicação é a nossa característica mais humana. A maioria das crianças tem a capacidade e facilidade de aprender dois ou mais idiomas ao mesmo tempo. Segundo Genesee (2004), pesquisas demonstraram que há várias vantagens em ser bilíngue, tais como: o desenvolvimento das habilidades linguísticas e metalinguística, flexibilidade cognitiva, formação de conceito, pensamento divergente, desenvolvimento do raciocínio lógico e das habilidades verbais.

As escolas bilíngues desempenham um papel muito importante no ensinamento e desenvolvimento das habilidades linguísticas bilíngues e multilíngues, e conhecimento intercultural, cada vez mais necessários no mundo moderno. Para nós, da be.Living, o bilinguismo é a capacidade de se comunicar de forma natural e fluente em mais de um idioma em todas as áreas da vida. E como sabemos que a vida significa aprender em um mundo em constante mudança, entendemos que o bilinguismo é um processo, não um resultado.
Mas por que queremos que nossos filhos sejam bilíngues?
Saber sobre os benefícios que o bilinguismo ajuda-nos a manter a nossa missão e refletir sempre sobre as tomadas de decisões.

As vantagens do bilinguismo:

Comunicação  O bilinguismo permite que a criança se comunique com os membros da família, independente de onde estejam, bem como com os amigos. Isso ajuda a desenvolver uma boa aproximação familiar e construir relacionamentos.O bilinguismo também permite maior flexibilidade para escolher um lugar para se viver e trabalhar. 
Cultural  Como a língua é parte da cultura, o bilinguismo desenvolve uma compreensão cultural mais ampla e maior sensibilidade às diferenças multiculturais, maior tolerância e harmonia social. 
Cognitiva  Pesquisas mostram que o aprendizado e uso de mais de uma língua:
• Ajuda na resolução de problemas e habilidades analíticas,
• Permite melhor formação de conceitos,
• Favorece o raciocínio lógico,
• Auxilia na flexibilidade cognitiva. 
Pessoal O bilinguismo também ajuda a:
• Estimular a criatividade,
• Elevar a autoestima,
• Desenvolver a flexibilidade e adaptação,
• Melhorar as habilidades interpessoais e sociais.
Curricular  A compreensão e desenvolvimento de conceitos em mais de um idioma permitem a transferência de habilidades acadêmicas entre os idiomas.
Bilinguismo facilita o aprendizado colaborativo e cooperativo em um ambiente de linguagem diversificada.
Idiomas podem ser escolhidos como eixo de trabalho nas escolas ou universidades e abrir portas para especializações em qualquer carreira em desenvolvimento.  

Referência: GENESEE, Fred. Bilingualism in the Global Village. Immersion Conference Presentation,  2004

Silmara Parise – Assessora da língua Inglesa