Futebol no Brasil começou  nos pátios do Colégio São Luís

Futebol no Brasil começou nos pátios do Colégio São Luís

Colégio São Luís Jesuítas

22 Junho 2015 | 10h56

Estamos em plena Copa América, na 44ª edição  do principal torneio entre seleções,organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol – Conmebol.  A competição ocorre em oito cidades do Chile, até 4 de julho, envolve 12 seleções, em 23 dias de competições, com 26 partidas, mais de 200 atletas, equipe técnica e torcedores. Tudo isso em torno de um único esporte: o futebol. A paixão nacional do Brasil. Mas poucos sabem como esta modalidade chegou ao País. Antes de Charles Muller, este esporte já era praticado no pátio do Colégio São Luís. 

Alunos jogando futebol no pátio do São Luís, em Itu,1929

Alunos jogando futebol no pátio do São Luís, em Itu,1929

O livro “Pontapé inicial para o Futebol no Brasil – o bate-bolão e os esportes no Colégio São Luís: 1880-2014” conta como o  futebol chegou ao Brasil – um gol dos padres jesuítas, que introduziram sua prática no país. Em 1878, fundadores do Colégio São Luís encontraram na Europa uma série de colégios que praticavam esportes diferentes, entre eles o futebol.  São 132 páginas de fotos históricas e documentos  inéditos. A obra convida a um passeio pelos primórdios do esporte no país.

A atividade começou com jogo recreativo durante os recreios. Os alunos realizavam os movimentos básicos: chutes na bola em direção às paredes e muretas do Colégio. E  tornou-se um dos maiores esportes do Brasil.  A publicação também apresenta o panorama da educação física nos últimos 100 anos no Brasil e tem a pesquisa realizada pelo autor Paulo Goulart, mestre em editoração pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.

São Luís investe forte em esportes: alunos jogam futebol Society no novo ginásio do Colégio, em São Paulo, 2015.

São Luís investe forte em esportes: alunos jogam futebol Society no novo ginásio do Colégio, em São Paulo, 2015.

Para ler o livro na íntegra, é só acessar   http://issuu.com/revistapilotis/docs/pontap___inicial_-_para_o_futebol_n/1.

O programa Esporte Espetacular/TV Globo fez uma matéria sobre o tema:  https://youtu.be/SNS9I6FYw-E. Vale se informar sobre o assunto, afinal vivemos no país do futebol.