Estar em dia com assuntos da atualidade e questões de geografia somam pontos no Vestibular

Estar em dia com assuntos da atualidade e questões de geografia somam pontos no Vestibular

Colégio São Luís Jesuítas

14 Setembro 2015 | 13h45

IMG-20150912-WA0000Migrações de refugiados para a Europa, atuação do Grupo Estado Islâmico (ISIS) e demais grupos terroristas, atentado ao jornal francês Charlie Hebdo são temas que merecem atenção dos estudantes que se preparam  para as provas do Vestibular.

Segundo o professor de Geografia do Colégio São Luís, Angelo Távora, em razão dos últimos acontecimentos mundiais constantemente debatidos, os assuntos que se destacam em atualidades e podem estar nos exames, além dos citados acima, são:

– O povo curdo no Oriente Médio e o seu combate ao ISIS;

– Acordo nuclear com o Irã e a mediação da ONU;

– Reaproximação diplomática entre EUA e Cuba;

– O racismo e a violência policial nos EUA;

– Crise econômica na Grécia e União Europeia;

– Conflitos no Leste da Ucrânia;

– Crise econômica e política na Venezuela;

– Epidemia de Ebola na África;

– A possível redução da maioridade penal no Brasil;

– Crise hídrica no estado de São Paulo;

– Epidemia de dengue no Brasil.

 

O professor Távora também recomenda:

– Mantenha-se sempre atualizado

Para isso é importante ler diariamente os jornais e a mídia digital. Porém, é necessário tomar cuidado com as fontes que publicam artigos e reportagens. Muito do que se encontra, principalmente na Internet, pode não ser confiável, ou expressar opiniões pessoais dos autores, que muitas vezes não condizem com a realidade dos fatos.

Portanto, é prudente procurar sempre fontes confiáveis de veículos responsáveis, idôneos e, especialmente, livres de qualquer interesse ou envolvimento com os fatos noticiados.

Procure se aprofundar nos assuntos de atualidades publicados na imprensa

Geralmente as notícias simplesmente retratam fatos, mas não se preocupam em explicá-los com um bom aprofundamento teórico, por isso é importante pesquisar mais sobre os acontecimentos da atualidade veiculados nos meios de comunicação, buscando entender suas origens, contextos históricos, sociais e econômicos, além de suas causas e consequências.

 – Não deixe as dúvidas se acumularem

Tanto em geografia como em atualidades, o conteúdo é muito dinâmico, ou seja, os fatos e dados estão constantemente mudando ou se atualizando, por isso é importante estar sempre em dia com a matéria, não deixando que dúvidas se acumulem no decorrer dos estudos. Procure esclarecimentos, se necessário, com os professores.

 – Estude e exercite a interpretação das diversas linguagens utilizadas nas questões

As questões de geografia e atualidades trazem sempre uma diversidade muito grande de elementos para serem analisados e interpretados, tais como textos, mapas, gráficos, tabelas e charges. Por isso, estude muito a análise e interpretação desses elementos. Procure sempre relacioná-los com o conteúdo abordado pela questão e tome muito cuidado ao interpretar as informações que esses elementos trazem. Preste muita atenção aos dados estatísticos, e evite cair nas chamadas “pegadinhas”.

Mais conteúdo sobre:

dicasVestibular