Oficina de formação de professores

Colégio Santa Maria

11 Setembro 2015 | 08h16

Grupo de professores do Ensino Médio do Santa Maria se reúne para estudar metodologias que ajudem os alunos na elaboração de respostas dissertativas

 

Nos dias 26 de agosto e 2 de setembro, a equipe de professores do Ensino Médio vivenciou uma oficina proposta por três professores de Português desta própria equipe. Adriano dos Santos, Darci Garcia e Karin Kansog propuseram uma atividade que envolveu a reflexão sobre a prática, a partir da necessidade de ajudar nossos alunos a melhorar suas respostas dissertativas levando em conta a coesão na expressão de ideias e a coerência e a pertinência do texto em relação ao enunciado.

O grupo de Português levantou hipóteses, estudou e propôs a atividade a partir do próprio material de avaliações produzido por professores e alunos. A oficina foi organizada em momentos práticos e teóricos, focando a relação entre a elaboração do enunciado e a expectativa de resposta.

A equipe docente aprendeu muito com essa experiência, pois vivenciar oficinas elaboradas pelos próprios professores convida-os a serem protagonistas de sua formação e fortalece o vínculo do grupo com o objetivo institucional. Assim relata a professora Rita, de Artes: “Eu gostei muito da possibilidade de novamente podermos em grupo estudar, ouvir, pensar a partir de uma questão que é importante para a equipe de professores. O material que vocês disponibilizaram, as atividades propostas, o trabalho em selecionar as questões de todos os componentes, de tentar propor caminhos para que pudéssemos orientar os alunos a escreverem respostas dissertativas de mais qualidade, merecem todo nosso reconhecimento”.