Férias, para que te quero?

Férias, para que te quero?

Colégio Santa Maria

07 Dezembro 2017 | 07h26

Autoria: Sílvia Sonagere e Eduardo Parrucci

 

É comum pensar no período das férias como uma oportunidade única de descanso. Aproveitar os horários mais flexíveis e a possibilidade de fazer atividades que, durante o período das aulas, são difíceis de encaixar na rotina. Viajar e se divertir com a família e amigos, dormir até mais tarde, brincar com todos aqueles jogos que ficaram guardados no armário por uma boa parcela do ano, enquanto a maior parte do seu foco era o estudo.

Mas sabia que, mesmo enquanto estamos fazendo essas atividades, estamos aprendendo? Ao longo do ano, os alunos do 2º ano do Fundamental I do Santa Maria planejaram e organizaram diversas possibilidades de passeios culturais que poderiam fazer durante as férias, com base em estudos sobre o bairro de Santo Amaro. Além disso, diferentes atividades possíveis na cidade de São Paulo e até em viagens foram compartilhadas.


As diversas sugestões de passeios e atividades interessantes visam fomentar e contribuir para praticar e aprimorar os aprendizados obtidos em aula. Veja algumas das valiosas dicas, sobre como continuar aprendendo, mesmo fora da escola:

  • Foco na Escuta – As músicas são uma boa escolha para aprender palavras novas, além de ser possível ouvir sons de outras gerações e aprender com eles e seus ritmos que encantam.
  • Foco na Observação – Visitar lugares diferentes, pontos turísticos e prédios históricos são sempre uma ótima forma de aprender mais sobre as regiões e costumes locais. Ainda há a chance de guardar boas recordações na memória, comparar mudanças na região e tirar belas fotos.
  • Foco na Memória – Enigmas e quebra-cabeças são atividades que proporcionam um ótimo meio de desenvolver o raciocínio lógico e habilidades matemáticas. E são, claro, atividades divertidas e excelentes para passar o tempo naquele dia chuvoso.
  • Foco na Família – Cozinhar é uma oportunidade incrível de aplicar conhecimentos adquiridos em aula, como medidas e origem dos alimentos. Durante as preparações é possível também aprimorar a leitura com as receitas. Tudo isso, na melhor das companhias, a sua família.